Notícias Leapmotor C10 anuncia 950 km de autonomia mas com ajuda a combustão

Salão de Bruxelas 2025

Leapmotor C10 anuncia 950 km de autonomia mas com ajuda a combustão

Foi criado para ser 100% elétrico, mas o Leapmotor C10 conta agora com uma alternativa híbrida que eleva a autonomia para lá dos 950 km.

Leapmotor C10 REEV - 3/4 de frente
© Razão Automóvel

A Leapmotor ocupou o papel da “marca chinesa do grupo Stellantis” e já tivemos oportunidade de conduzir os seus dois primeiros produtos destinados ao mercado europeu, o T03 e o C10.

Começou por contar apenas com versões 100% elétricas, mas para o C10 já estava prometida uma alternativa, que acaba de ser oficialmente apresentada no Salão de Bruxelas: o Leapmotor C10 REEV.

REEV é um acrónimo para Range Extender Electric Vehicle. Ou seja, é um veículo elétrico com um extensor de autonomia, na forma de um motor de combustão a gasolina, com 1,5 litros de capacidade.

Leapmotor C10 REEV - interior
© Razão Automóvel O interior do Leapmotor C10 destaca-se pela qualidade elevada e pela generosa quantidade de equipamento.

É esta a proposta da marca chinesa para acabar com a ansiedade relacionada com a autonomia. Afinal, com a ajuda deste sistema, o Leapmotor C10 REEV consegue percorrer mais de 950 km (WLTP). Desses, até 145 km são feitos em modo 100% elétrico por cortesia da bateria com 28,4 kW/h.

Motor elétrico é o único que faz girar as rodas

A condução continua a ser 100% elétrica, como sempre. A presença do motor a gasolina, ou extensor de autonomia, destina-se apenas a gerar energia para carregar a bateria sempre que for necessário.

A bateria do Leapmotor C10 passa assim a ter três formas de ser carregada. A primeira é por corrente alternada (AC), como a que temos na tomada de casa. A segunda, mais rápida, é por corrente contínua (DC), com uma potência máxima de 65 kW, através de um carregador rápido. E, finalmente, a terceira é através do motor de combustão a gasolina, que pode ir carregando o sistema mesmo em andamento.

O sistema de propulsão do Leapmotor C10 REEV mantém os 160 kW (218 cv) de potência máxima, mas a adição do motor de combustão fez com que as emissões de CO2 homologadas (WLTP) passassem dos 0 g/km para os 10 g/km — um valor ainda comedido.

Só fica por saber quando chega a Portugal e com que preço. Recordamos que o C10 totalmente elétrico tem preços a começar nos 36 400 euros.

Sabe esta resposta?
Que nome tem o terceiro modelo da Leapmotor que será comercializado no mercado europeu?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Revelado. Novo Leapmotor B10 promete ter no preço um argumento de peso