Notícias Luz verde para o Lexus LBX com motor do GR Yaris mas há um problema

Apresentação

Luz verde para o Lexus LBX com motor do GR Yaris mas há um problema

Depois do protótipo ser tão bem aceite, a Lexus decidiu passar o seu LBX Morizo RR para produção. Infelizmente, apenas disponível no Japão.

Lexus LBX Morizo RR - 3/4 de frente em pista
© Lexus

Ainda que associemos à Lexus uma imagem mais requintada e a modelos híbridos, isso não significa que, por vezes, não arrisque em algo mais arrojado, como o novo LBX Morizo RR.

O protótipo desta ideia foi apresentado oficialmente no Tokyo Auto Salon, realizado no início deste ano. E agora, acabam de ser divulgadas as especificações desta nova opção, que vai mesmo ser produzida. Só tem um problema: por agora só vai ficar disponível no Japão.

Esta nova opção desportiva do SUV mais pequeno da Lexus, foi desenvolvida com a ajuda do Master Driver Akio Toyoda, conhecido como Morizo e que é também o presidente do Grupo Toyota.

Face ao Lexus LBX que já conhecemos e que já se encontra disponível no nosso mercado, apenas com um sistema híbrido, o Morizo RR recorre ao motor a gasolina 1.6 turbo de três cilindros do GR Yaris.

Nesta configuração, soma 304 cv de potência e tem um binário máximo de 400 Nm, com a possibilidade de estar associado a uma caixa de velocidades manual de seis velocidades ou a uma automática de oito.

Como prestações, são anunciados números como os 5,2s necessários para a aceleração dos 0 aos 100 km/h, graças à ajuda de um sistema de tração integral permanente e a um peso total inferior a 1500 kg.

As «dicas» de Morizo

Face à versão híbrida, esta versão mais especial do Lexus LBX conta com algumas modificações importantes. Entre elas, as da própria plataforma, de forma a poder incluir o motor a combustão e o sistema de tração integral com um diferencial Torsen.

Foram também adicionados mais pontos de soldadura e adesivo estrutural, além de uma maior largura de vias (15 mm). Tudo com o objetivo de poder explorar as vantagens dinâmicas desta configuração, com uma rigidez mais elevada e menos vibrações.

Além disso, há ainda modificações exteriores que não só deixam o LBX com um visual mais desportivo, como também fazem com que seja mais aerodinâmico. Na secção traseira marca agora presença uma imponente saída de escape dupla e tanto as configurações da suspensão (menos 10 mm de altura ao solo) como o sistema de travagem foram melhorados.

Lexus LBX Morizo RR - esqueleto
© Lexus

A posição de condução também foi reavaliada e posicionada cerca de 10 mm mais abaixo do que no LBX híbrido, com o objetivo de colocar o condutor mais próximo do centro de gravidade. Além disso, até o ângulo de utilização do pedal do travão foi modificado.

Edição limitada e (muito) personalizada

Além de um Lexus LBX a que nunca poderemos chamar «normal», vai também existir uma edição ainda mais especial e com uma produção limitada a apenas 100 unidades.

A maior das diferenças está na possibilidade de personalizar cada uma destas unidades à medida de cada cliente. Entre as escolhas possíveis estão novas cores e materiais para o habitáculo, seja nos assentos, cintos de segurança ou costuras, além de diversas outras.

Um dos toques especiais é o tom amarelo que está disponível para as pinças de travão, sendo este um tom de «assinatura» de Morizo.

Lexus LBX Morizo RR - jantes
© Lexus

As 100 unidades do LBX Morizo RR “Bespoke Build” — disponíveis apenas para o mercado doméstico japonês (JDM) — não estão simplesmente disponíveis para todos. Será necessário, até ao final deste mês, submeter uma candidatura ou uma “intenção de compra” nos concessionários da marca, sendo que depois, estas 100 unidades, serão sorteadas por entre todas as candidaturas.