Notícias Novo SUV elétrico da Mazda também vai ter motor a combustão

Salão de Xangai 2025

Novo SUV elétrico da Mazda também vai ter motor a combustão

A gama 100% elétrica da Mazda continua a aumentar e o CX-6e é o segundo modelo desta aposta, com versões elétricas e híbridas plug-in.

A Mazda continua a apostar na eletrificação, mas nem só de elétricos puros vive a sua estratégia. Prova disso é o novo CX-6e (ou EZ-60, na China), um SUV que vai estar disponível numa versão 100% elétrica e noutra que combina um motor elétrico com um extensor de autonomia a gasolina.

O modelo foi agora apresentado no Salão de Xangai 2025 e resulta da parceria entre a Mazda e a chinesa Chongqing Changan Automobile — a mesma que já nos trouxe o Mazda 6e, que tivemos oportunidade de conhecer ao vivo.

Tal como o Mazda 6e, também o novo CX-6e partilha muitas «costelas» com um modelo chinês: o Deepal S07. Ainda assim, a Mazda tratou de garantir que o seu novo SUV tivesse uma identidade própria, que já tinha sido antecipada pelo concept Arata.

As proporções são clássicas e as superfícies são depuradas como a linguagem Kodo nos tem habituado, combinando-as os elementos característicos da marca japonesa, agora reinterpretados pelo uso de luz.

Elétrico puro ou com extensor de autonomia

Se o estilo segue a filosofia japonesa, o mesmo não podemos dizer das suas características técnicas. Assente na plataforma EPA1 do Deepal S07, o Mazda CX-6e oferece duas variantes distintas.

A primeira é totalmente elétrica e promete até 600 km de autonomia no permissivo ciclo chinês CLTC, provavelmente com uma bateria de 80 kWh — as especificações finais ainda não foram confirmadas, mas deverão coincidir com as do Deepal S07. Também por isso, deverá ter um motor elétrico traseiro com 160 kW (218 cv) ou 190 kW (258 cv).

A segunda variante foi agora revelada em Xangai e mantém a motorização elétrica, mas adiciona um extensor de autonomia, como o MX-30 R-EV. Só que neste caso o extensor não é um motor Wankel, mas sim um motor a gasolina com quatro cilindros e 1,5 litros (98 cv). Funciona apenas como gerador de energia, sem ligação às rodas.

Combinado com um motor elétrico traseiro de 190 kW (258 cv) e uma bateria de 31,73 kWh, este sistema permite percorrer mais de 1000 km de autonomia total, dos quais 161 km em modo exclusivamente elétrico (sempre no ciclo CLTC).

Grande por fora e ecrã gigante no interior

O Mazda CX-6e aponta a rivais como o Tesla Model Y, o XPeng G6 ou o Ford Mustang Mach-E, tendo dimensões generosas: comprimento de 4,85 m, largura de 1,93 m, altura de 1,62 m e distância entre eixos de 2,9 m.

No interior, o destaque vai para o enorme ecrã de 26,4″ com resolução 5K, que centraliza todas as funções do SUV, incluindo o infoentretenimento e o sistema de climatização, o que poderá não agradar a todos — as imagens são da versão chinesa, pelo que poderá haver diferenças para a versão europeia.

Atrás, os passageiros também têm ecrãs próprios para controlo da climatização e entretenimento, e em opção pode ser equipado com um sistema audio Dolby Atmos 7.1.4 canal e 23 altifalantes.

Quando chega?

O Mazda CX-6e será lançado primeiro na China ainda este ano, provavelmente em agosto — após a revelação em Xangai recebeu mais de 10 mil pré-reservas em 48 horas.

Mazda CX-6e, frente
© Mazda

O construtor nipónico ainda não confirmou oficialmente quando é que chegará ao mercado europeu.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

10 desportivos de que já ninguém se recorda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

10 desportivos de que já ninguém se recorda