Notícias Mazda perde a cabeça e revela o MX-5 mais potente de sempre

Tokyo Auto Salon 2025

Mazda perde a cabeça e revela o MX-5 mais potente de sempre

Pela primeira vez na história, a Mazda dá ao MX-5 200 cv de potência. O problema é que vai ficar no Japão e não vem para a Europa.

Mazda MX-5 Spirit Racing 12R - 3/4 de frente
© tokyo_autosalon_official / Instagram

Duvidamos que exista alguém no planeta que goste de conduzir e não conheça o Mazda MX-5. Este roadster nipónico continua a ser considerado a fórmula perfeita para uma condução pura e analógica.

E no Tokyo Auto Salon, a marca de Hiroshima revelou aquela que poderá ser a versão mais desejada de sempre do Mazda MX-5.

Mas para dificultar a vida de quem o quer e não o pode ter, limitou-o a apenas 200 unidades e só será comercializado, infelizmente, no Japão.

Mazda MX-5 Spirit Racing 12R - interior
© tokyo_autosalon_official / Instagram

Chama-se Mazda Spirit Racing MX-5 12R e o que o torna tão especial? Bem, comecemos pelo motor, que é precisamente o mesmo bloco com quatro cilindros de 2,0 l já conhecido, parte da família Skyactiv-G.

Mas no 12R recebe uma nova cambota, novos pistões, uma cabeça do motor redesenhada e um coletor de escape totalmente novo. E claro, nada de ajuda de qualquer sobrealimentação. Ainda lá à frente, está um novo radiador, destinado a otimizar o sistema de arrefecimento.

Isto resulta num acréscimo de potência de 16 cv que faz deste o primeiro Mazda MX-5 a declarar 200 cv. E tudo isto continua a ser entregue apenas às rodas traseira através de uma caixa manual de seis relações — nada de CVT, como a Subaru deu ao WRX STI.

As modificações não se ficaram pelo motor. No espírito da Mazda… Spirit Racing — a nova divisão de performance e automobilismo que toma o lugar da Mazdaspeed —, tudo o resto foi mexido.

A suspensão é ajustável e vem da Bilstein; as jantes Rays TE37 são forjadas (mais leves para reduzir massas não suspensas); e o sistema de travagem foi melhorado com discos ventilados de maiores dimensões e com pinças de quatro pistões — tudo da autoria da Brembo.

Não se fica por aqui. O túnel central foi reforçado, incrementando a rigidez e recebeu um kit aerodinâmico que aumenta a estabilidade a alta velocidade.

Visual a condizer

Visualmente, o Mazda MX-5 Roadster 12R destaca-se pela decoração no capô e pelos autocolantes laterais da Mazda Spirit Racing. Os elementos aerodinâmicos adicionados à frente, atrás e nas saias laterais, contribuem não só para a já mencionada estabilidade aerodinâmica como para o visual mais agressivo.

Para completar o estilo, as jantes da Rays Engineering são pintadas de negro, deixando sobressair o tom vermelho das pinças de travão. E a bordo, foram adicionados assentos desportivos da Recaro.

Mazda MX-5
© Mazda

A lista de opcionais pode incluir um sistema de escape completo em titânio, um conjunto de pneus da Advan e um sistema de travagem ainda mais potente.

As encomendas do Mazda MX-5 Roadster 12R terão início no outono deste ano, com um preço base de sete milhões de ienes japoneses. Menos de 44 mil euros, na taxa de câmbio atual.

O maior problema é que este MX-5 é mesmo um JDM. Ou seja, disponível apenas para o mercado doméstico japonês.