Notícias Concept CLA. Mercedes promete elétricos super-eficientes e… com muitas estrelas

Apresentação

Concept CLA. Mercedes promete elétricos super-eficientes e… com muitas estrelas

O Mercedes-Benz Concept CLA mostra-nos a direção que a marca vai tomar rumo ao futuro no que diz respeito à sua gama mais acessível.

Vista 3/4 de frente do Mercedes-Benz CLA Concept
© Mercedes-Benz

Com traços que nos são familiares e outros nem por isso, o Mercedes-Benz Concept CLA começa por apostar uma imagem diferenciada.

Destaca-se, desde logo, pelo motivo estético da estrela, o símbolo da marca. Já contaram o número de estrelas só no exterior do Concept CLA?

Há estrelas a dar forma aos grupos óticos, a servirem de textura para a «grelha», para o padrão decorativo das jantes e ainda para o enorme teto panorâmico (que engloba o tejadilho e óculo traseiro).

A iluminação exterior destaca-se também pelas faixas LED que «abraçam» as laterais, dando ênfase à linha de ombros. E pela enorme, mas falsa grelha dianteira, cujas pequenas estrelas que a preenchem são iluminadas, assim como o enorme símbolo da Mercedes-Benz ao centro.

Vista lateral do Mercedes-Benz CLA Concept
© Mercedes-Benz

De perfil, o novo Mercedes-Benz Concept CLA mostra contornos familiares, com linhas de coupé, ainda que se mantenha como um quatro portas. Um corpo que é sustentado pelas enormes jantes de liga leve com 21″ de diâmetro

Apesar da aparência espampanante, a maior novidade do Mercedes-Benz Concept CLA não está no visual.

A mais importante é que o CLA Concept antecipa o primeiro de quatro modelos elétricos/combustão que vão definir a gama Entry Luxury (Luxo de entrada) da marca. E tal como é referido pela Mercedes-Benz, o que vemos não está muito longe dos modelos de produção.

Tecnologia testada no Vision EQXX

Estes novos modelos, a começar pela versão de produção deste Mercedes-Benz Concept CLA, vão assentar sobre a nova plataforma de arquitetura modular da Mercedes-Benz (MMA).

Formatos da futura família de entrada de automóveis elétricos da Mercedes-Benz
© Mercedes-Benz A nova arquitetura MMA dará origem a quatro modelos: o CLA será a berlina, a que se juntará uma carrinha, um crossover e SUV. Ou seja, os sucessores do CLA Shooting Brake, GLA e GLB.

Apesar de ainda poderem receber motorizações a combustão, por agora a Mercedes-Benz concentrou-se em mostrar o que reserva o futuro para as variantes elétricas, que inclui muitas das tecnologias desenvolvidas com o Vision EQXX.

A ambição para esta nova cadeia cinemática com uma arquitetura de 800 V — carregamentos até 250 kW em corrente contínua (DC) — é a de alcançar valores de autonomia em torno dos 750 km (WLTP) e consumos em ciclo combinado tão baixos como 12 kWh/100 km.

Por se tratar de uma plataforma modular, estão previstas versões de duas ou quatro rodas motrizes, ou seja, com um (eixo traseiro) ou dois motores elétricos (um por cada eixo motriz), mas também duas químicas de células para as baterias.

Uma vai incluir um design de ânodo com teor de óxido de silício, que permite uma densidade energética superior. Em alternativa, haverá uma solução mais acessível que utilizará uma solução de fosfato de ferro-lítio (LFP).

Em ambos os casos, as baterias prometem menos espaço do que atualmente, com a Mercedes a apostar em tecnologias alternativas para colocar os módulos em posição. Em vez de aparafusados serão colados, dando origem a um conjunto mais rígido, mas também mais leve.

93% de eficiência energética

Entre as novidades adiantadas pela Mercedes-Benz com este Concept CLA está também a nova motorização (síncrona) de 175 kW (238 cv), que estará associada a uma caixa de velocidades com duas relações.

Uma solução incomum, dado que praticamente todos os elétricos usam uma caixa redutora de relação fixa. Além dos AMG híbridos, entre os elétricos só o Porsche Taycan o «irmão» Audi e-tron GT recorrem a esta solução. O recurso a esta solução promete potenciar os consumos comedidos.

Motor, transmissão, inversor de carboneto de silício e unidade de controlo (apenas um processador para motor e transmissão) estão todos integrados num conjunto com a designação MB.EDU, com um peso inferior a 110 kg. Das baterias até às rodas, a Mercedes-Benz declara uma eficiência elevada de 93%.

Inteligência artificial a bordo

O Mercedes-Benz Concept CLA é o protótipo que nos apresenta o novo sistema operativo da marca, designado por MB.OS. Utiliza Inteligência Artificial com possibilidade de aprendizagem e integra um supercomputador sempre ligado ao resto do mundo, com chips de refrigeração líquida desenvolvidos pela NVIDIA.

Durante o desenvolvimento do sistema operativo as vertentes de software e hardware tentaram sempre ser dissociadas uma da outra. Desta forma, através das atualizações remotas, será mais rápido fornecer os avanços mais recentes de software aos clientes da marca e de uma forma mais simples de se adaptar ao resto do sistema.

Outro dos avanços tecnológicos apresentados com o Concept CLA é visível no exterior, na zona superior do para-brisas. A presença de um LiDAR vai permitir uma melhor leitura de tudo o que rodeia o automóvel e que, entre diversas outras funções, já tem em vista os sistemas de condução autónoma de nível 3.

Quando chega?

O Concept CLA antecipa o sucessor do CLA e a versão final deverá ser revelada em 2025. Se as variantes 100% elétricas vão assumir o protagonismo, continuarão a haver variantes a combustão.