Notícias O Mercedes-Benz Vision V antecipa o futuro do luxo: elétrico e XXL

Salão de Xangai 2025

O Mercedes-Benz Vision V antecipa o futuro do luxo: elétrico e XXL

O sucessor do Mercedes-Benz Classe V já tem nome e será VLS. O novo MPV de luxo é antecipado pelo protótipo Vision V.

Mercedes-Benz Vision V dianteira 3/4
© Mercedes-Benz

O Mercedes-Benz Classe S vai ter um novo parente, que chega em tamanho XXL já no próximo ano. Não, não se trata de uma nova edição do EQS, mas do novo VLS, antecipado pelo protótipo Vision V.

Esta futura proposta elétrica quer fazer mais do que apenas substituir o Classe V: quer elevá-lo a outro patamar, com especial foco no mercado chinês. A transição inclui, aliás, um novo sistema de nomenclaturas: VLE (Luxury Electric) e VLS (Luxury Space).

Uma presença que impõe respeito

O exterior do Vision V não passa despercebido. A dianteira é dominada por uma grelha cromada com três perfis de vidro iluminado, rematada por uma estrela luminosa da Mercedes-Benz no capô, a combinar com os elementos luminosos sob os faróis, que funcionam como indicadores de mudança de direção.

Nos pilares B existem ecrãs de boas-vindas, enquanto a porta lateral elétrica e o estribo retrátil iluminado facilitam a entrada. As portas dianteiras também se abrem automaticamente, a sublinhar o foco no premium.

Mas, talvez o que mais impressiona, seja o tamanho: 5,48 m de comprimento e uma distância entre-eixos de 3,53 m. As rodas não ficam atrás em tamanho: 24″.

Um verdadeiro lounge sobre rodas

No interior, o Vision V representa um verdadeiro espaço de luxo. Duas poltronas reclináveis, iluminação ambiente cuidada, um ecrã de 65”, 42 altifalantes e uma consola central com vitrina, touchpad e mesa dobrável compõem o ambiente.

Na dianteira, o Superscreen estende-se de lado a lado na base do para-brisas e junta três ecrãs contínuos com gráficos em tempo real, navegação 3D e dados dos sistemas de assistência à condução.

A traseira está separada da zona do condutor por um vidro inteligente, capaz de alternar entre transparente e opaco em milésimos de segundo, através do recurso a nanotecnologia. Esta tecnologia bloqueia 99% da luz direta sem comprometer a visibilidade.

O habitáculo pode assumir várias configurações, dependendo do uso pretendido: de uma sala de entretenimento a um escritório móvel. Há vários modos disponíveis que afetam a experiência a bordo, alterando a iluminação ambiente, o tipo de som ou música e a posição dos assentos.

Quando chega?

O Mercedes-Benz Vision V vai estar em exibição no Salão de Xangai 2025, que começa no dia 23 de abril. Antecipa os futuros VLE e VLS, que chegarão no primeiro trimestre de 2026. Ambos assentarão na nova plataforma elétrica V.EA, com arquitetura de 800 V, tração integral e autonomia anunciada de até 500 km.

Para maximizar a autonomia elétrica no dia a dia, o concept está equipado com um tejadilho solar que tem como propósito proporcionar 22 km adicionais, a partir de um consumo médio que deverá rondar os 15,5 kWh/100 km. Falta saber se esta solução passará à versão final de produção em série.

Os dois modelos, Mercedes-Benz VLE e VLS, constituem um enorme desafio para a concorrência internacional personificada por modelos como o Volvo EM90, Lexus LM, Toyota Alphard, Zeekr 009, Kia Carnival, Voyah Dream ou Denza D9.

Mercedes-Benz Vision V dianteira 3/4
© Mercedes-Benz

Versão de mercadorias

Durante o próximo ano será também lançada uma versão de mercadorias, mais simples e funcional, sem cromados nem luxos.

Esta variante elétrica vai coexistir temporariamente com a Sprinter a gasóleo, que continua a ser produzida sobre a plataforma antiga, mantendo-se relevante devido à forte procura por modelos com motor a combustão.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)