Notícias MG Cyber X antecipa novo SUV elétrico e tem faróis escamoteáveis

Salão de Xangai

MG Cyber X antecipa novo SUV elétrico e tem faróis escamoteáveis

Apresentado no Salão de Xangai, o MG Cyber X antecipa um futuro SUV de produção elétrico e aposta forte na inovação tecnológica.

MG Cyber X visto de frente
© SAIC Design

A MG acaba de revelar o novo Cyber X no Salão de Xangai, um protótipo que antecipa o segundo modelo da família “Cyber”, depois do roadster Cyberster — e não podia ser mais diferente.

Com linhas mais geométricas e uma silhueta quadrada e elevada, este novo SUV distingue-se imediatamente por detalhes como os faróis escamoteáveis — um elemento raro nos dias de hoje — e um interior cheio de tecnologia, desenvolvido em parceria com a Oppo.

MG Cyber X visto de traseira
© SAIC Design O design do Cyber X afasta-se bastante dos outros SUV da MG, com formas cúbicas e superfícies planas, apresentando-se com um visual muito robusto.

Visualmente, não há como não reparar na silhueta mais quadrada e elevada do MG Cyber X, onde a robustez do seu desenho contrasta com soluções modernas. Desde os puxadores de portas embutidos às barras horizontais em LED que atravessam toda a frente e a traseira, passando pelos logótipos iluminados que acentuam o ar futurista do conjunto. As jantes, com decoração de dois tons, completam o visual arrojado.

Não foram ainda divulgadas todas as características técnicas, mas já sabemos que o MG Cyber X é 100% elétrico e que recorre à plataforma E3 da SAIC.

Esta plataforma conta com a tecnologia “cell-to-body” (CTB), onde a bateria integra e reforça a própria estrutura da carroçaria. O objetivo? Melhorar a rigidez do conjunto, reduzir o peso e, claro, aumentar a eficiência energética e o comportamento dinâmico.

MG Cyber X aposta forte na tecnologia

Mas uma das maiores apostas do MG Cyber X está na tecnologia, uma vez que o objetivo é conquistar uma fatia de consumidores mais jovens e sempre conectados. Para isso, a marca fez parcerias com empresas tecnológicas, como a Oppo.

As duas empresas desenvolveram em conjunto o sistema de infoentretenimento — do qual não parece haver ainda imagens —, que se baseia no sistema operativo Zebra 3.0, que promete uma experiência mais fluida, intuitiva e com um reconhecimento de voz bastante melhorado.

MG Cyber X - vista lateral
© SAIC Design

Este software não se limita à interface: foi desenhado para integrar-se no quotidiano digital dos utilizadores e facilitar e reforçar a ligação entre o condutor com o veículo. Está ainda preparado para atualizações regulares remotas (over-the-air ou OTA), garantindo que o sistema se mantém sempre atualizado.

A componente tecnológica vai além do ecrã central. O MG Cyber X vem equipado com o chip J6 da Horizon Robotics, o que abre caminho a novas funcionalidades de condução autónoma, mas também de inteligência artificial.

Quando chega?

Ainda não foi avançada uma data para conhecer a versão de produção do MG Cyber X, mas considerando o que vimos no Cyberster, não deverá afastar-se muito do concept — é provável, no entanto, que os faróis escamoteáveis fiquem pelo caminho.

A chegada ao mercado europeu também ainda está por confirmar, mas se o Cyberster chegou não há nada que indique que o Cyber X não possa chegar. No total, a MG quer lançar oito novos modelos elétricos sob o signo da Cyber ao longo dos próximos dois anos.

Sabe esta resposta?
Qual foi o protótipo apresentado pela MG no Festival de Goodwood de 2024?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

MG surpreende com Cyber GTS. É para produzir?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

MG surpreende com Cyber GTS. É para produzir?