Notícias Porque razão o novo Microlino Spider carrega a bandeira dos EUA?

Salão de Bruxelas 2025

Porque razão o novo Microlino Spider carrega a bandeira dos EUA?

Foi revelado no coração da Europa, mas o novo Microlino Spider tem ambição de chegar ao outro lado do Atlântico. Fique a conhecê-lo.

Microlino Spider Concept
© Microlino

O Microlino Spider estreou-se no Salão de Bruxelas, ainda como protótipo, mas a sua ambição vai bem mais longe: atravessar o Atlântico e chegar aos EUA.

A marca apelida-o, sugestivamente, de “Anti-pick-up-truck” e se acha que não faz sentido vender um quadriciclo elétrico no país onde as pick-up gigantes dominam as tabelas de vendas, está enganado.

Os EUA são o maior mercado do mundo para carros de golfe e estes são usados também como meio de transporte individual em bairros residenciais — podem circular na maioria das estradas estando limitados a 56 km/h —, além de poderem servir de transporte não só (naturalmente) em clubes de golfe, como hotéis e outros destinos de férias.

A sua comercialização nos EUA depende de algumas modificações para efeitos de homologação, mas como podemos ver pelo concept, o Microlino Spider mantém as linhas familiares do modelo fechado, inspirado pelo BMW Isetta.

Perde o tejadilho e grande parte da lateral — facilitando o acesso e evitando o uso da porta dianteira —, ficando muito semelhante a… um carro de golfe.

Relativamente ao interior, distingue-se pelo tema marítimo, acentuado por pormenores em madeira no volante e soleiras. De acordo com a direção da luz, as cores de carroçaria podem ainda alternar entre púrpura, verde e azul.

Prevê-se que o Microlino Spider mantenha as restantes especificações do Microlino já à venda na Europa, nomeadamente o mesmo motor elétrico — 13 kW (17 cv) e 89 Nm —, que na Europa permite atingir até 90 km/h de velocidade máxima (limitada).

Quando chega?

Ainda não existe data oficial para o lançamento do Microlino Spider de produção, mas será vendido não só nos EUA, como na Europa.

Na Europa, já existe um Microlino que permite conduzir de cabelos ao vento: o Spiaggina, que prescinde do teto rígido por um em «lona». O Spider vai muito mais longe no conceito de descapotável.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece