Notícias Mobilize Duo. O quadriciclo sucessor do Twizy traz portas de série

Salão de Paris 2024

Mobilize Duo. O quadriciclo sucessor do Twizy traz portas de série

O Mobilize Duo faz-se acompanhar no Salão de Paris pelo Bento, que é a sua variante para transporte de mercadorias. Comercialização para breve.

Mobilize Duo com portas abertas
© Mobilize

A apresentação pública dos novos Duo e Bento da Mobilize, a marca do Grupo Renault para a mobilidade, está a acontecer no Salão de Paris.

Os dois novos quadriciclos elétricos da Mobilize pegam no testemunho deixado pelo simpático Renault Twizy, mas mantém os seus princípios de simplicidade e carrega na sustentabilidade.

A Mobilize realça que o Duo e o Bento usam cinco vezes menos peças que um automóvel convencional (por exemplo, os para-choques dianteiro e traseiro são idênticos) e as principais peças da carroçaria recorrem a 60% de polímeros reciclados.

Mobilize Bento e Duo
© Mobilize

Assente numa plataforma tubular, ambos são produzidos com recurso a materiais reciclados (50%) e tem como objetivo serem 95% recicláveis. Além disso, não são pintados — o laranja vibrante que vêem nas imagens é um decalque.

Duo é o novo Twizy

Tanto o Duo como o Bento mantém a configuração e dimensões super-compactas do Twizy: a posição de condução é central, com o passageiro a estar imediatamente atrás do condutor. No caso do Bento, o lugar do passageiro é sacrificado, tendo no seu lugar uma caixa de carga com 649 litros de capacidade.

O Duo tem apenas 2,43 m de comprimento (Bento: 2,54 m) e 1,30 m de largura — certamente não terá problemas em navegar nas ruas congestionadas de uma qualquer metrópole.

É o Mobilize Duo que se assume como o sucessor direto do Twizy, mas desta vez as portas são de série. A Mobilize chama-lhes portas elytra, mas a sua abertura vertical remete-nos para outro tipo de máquinas, como alguns Lamborghini.

Já no interior os quadriciclos contam com um pequeno tabliê com um suporte para smartphone, uma entrada USB-C, ar condicionado e volante e banco do condutor aquecido (!).

Relacionado Mobilize Duo. O quadriciclo sucessor do Twizy traz portas de série

A segurança, que nos quadriciclos costuma deixar a desejar, não foi esquecida pela Mobilize. Mesmo não sendo obrigatório ter, tanto o Duo como o Bento trazem airbag de série para o condutor.

Tal como acontece em todos os elétricos do Grupo Renault, também os quadriciclos da Mobilize vêm com o sistema Fireman Access, que permite poupar tempo valioso aos bombeiros quando o pior acontece..

Bateria do Renault 5, motor do Austral

Há apenas um motor e uma bateria disponíveis para ambos os modelos e a sua origem não podia ser mais curiosa. O motor elétrico de 48 V é o mesmo que serve o sistema mild-hybrid do muito maior Renault Austral.

Por outro lado, a bateria veio diretamente do novo Renault 5… Bem, parte da bateria. Tanto o Duo como o Bento recorrem apenas a um dos módulos, com 10,3 kWh de capacidade útil. O que é suficiente para dar ao Duo e Bento uma autonomia (WLTP) de até 161 km e 149 km, respetivamente. Bem mais que a do outro quadriciclo elétrico gaulês, o Citroën Ami.

O carregamento do Duo pode ser feito através de uma ficha doméstica, localizada no capô, ou, opcionalmente, numa Tipo 2, adequada à maioria dos pontos de carregamento públicos. O quadriciclo demora 3h50min a carregar numa ficha doméstica dos 20% aos 80%, e 3h15min numa ficha Tipo 2.

Conduzir sem carta

A Mobilize disponibiliza várias versões, tanto para particulares como empresas. O Duo 45 Neo é a mais acessível e encaixa na categoria de quadriciclo leve (L6). O que em Portugal permite que não seja necessário carta de condução de ligeiros. Basta a licença AM e uma idade mínima de 16 anos. A designação “45” é uma referência à velocidade máxima: 45 km/h.

Mobilize duo dianteira 3/4
© Mobilize Mobilize Duo

Já o Duo 80 Evo é categorizado como quadriciclo pesado (L7), com a velocidade máxima a subir até aos 80 km/h. Já requer carta de condução de ligeiros (B1/B).

Para as empresas há duas opções: Duo 80 Pro e Bento 80 Pro. A Mobilize providencia não só conectividade nativa, como uma série de funcionalidades: Smart Sharing, Geofencing e
Inibição de Carregamento de Bateria.

Quando chegam?

O Duo vai estar disponível para encomenda através da Renault, em alguns mercados, a partir de dia 14 de outubro, segunda-feira, primeiro dia do Salão de Paris.

Em França os preços arrancam nos 9990 euros para o Duo 45 Neo, enquanto o Duo 80 Evo está disponível por 12 500 euros. O Bento 80 Pro começa nos 12 900 euros. Não é de esperar que haja grandes diferenças para os preços que serão praticados em Portugal.

Os quadriciclos vão ser fabricados em conjunto com o Dacia Sandero e o Dacia Jogger na fábrica do Grupo Renault, em Tânger, Marrocos.