Notícias Mercedes-AMG PureSpeed. Nunca se viu um AMG assim

Apresentação

Mercedes-AMG PureSpeed. Nunca se viu um AMG assim

O Mercedes-AMG PureSpeed é uma «quimera» de várias lendas da marca alemã e a primeira criação da série exclusiva Mythos.

Mercedes-AMG PureSpeed dianteira 3/4
© Mercedes-Benz

A Mercedes-AMG apresentou, em antecipação do Grande Prémio do Mónaco, a antevisão daquele que vai ser a primeira proposta da série Mythos: o PureSpeed.

Baseado no Mercedes-AMG SL, o PureSpeed distingue-se por ter apenas dois lugares (quatro no SL) e pela aparência: perde o para-brisas, os pilares A e a típica grelha AMG, mas ganha uma dianteira estilo “tubarão” e o sistema de proteção HALO, como na Fórmula 1.

Aliás, o PureSpeed foi criado precisamente com o intuito de prestar homenagem à F1 e como não poderia deixar de ser, vem equipado a rigor. Para além do HALO, por exemplo, conta com dois capacetes otimizados aerodinamicamente, que são exclusivos deste modelo.

“Radicalmente aberto, nem o tejadilho nem o para-brisas separam os dois passageiros dos elementos. É possível experienciar a luz, o ar e a paixão, sem filtros e com todos os sentidos.”

Michael Schiebe, presidente do conselho de administração da Mercedes-AMG

Porém, não é só a essência do SL que está presente neste modelo, a marca alemã diz ter concentrado no PureSpeed características de outros seus modelos, dos mais especiais aos históricos.

Do Mercedes-AMG One, o “AMG mais rápido de sempre”, por exemplo, veio a inspiração para a nova entrada de ar inferior dianteira, que se estende a toda a largura.

A sua pintura num gradiente que vai do vermelho Le Mans ao cinzento grafite com um padrão AMG preto, é inspirada no esquema de cores do carro vencedor da marca alemã na lendária Targa Florio de 1924, na Sicília — o Mercedes-Benz 2 Litros com o n.º 10.

As homenagens ao automobilismo, no entanto, não ficam por aqui. Até os pilares atrás dos assentos foram inspirados em carros de corrida lendários, como o 300 SLR, com o qual Stirling Moss e Denis Jenkinson venceram a Mille Miglia de 1955, em Itália.

Em relação ao que motiva o PureSpeed ainda nada se sabe, mas suspeita-se que este estará equipado com o 4.0 V8 biturbo de 585 cv do SL 63. Um motor… e um carro que já levámos ao canal de YouTube da Razão Automóvel:

Para quando?

A Mythos pretende ser a face mais exclusiva da marca da estrela e isso será visível também no número limitado de unidades a produzir.

No caso deste Mercedes-AMG PureSpeed, cuja versão de produção será lançada no próximo ano, só serão feitas 250 unidades, disponíveis apenas “para a maioria dos admiradores e colecionadores dedicados da Mercedes-Benz”, refere a marca.

Preço? Ainda não se sabe, mas tendo em conta o caráter exclusivo do PureSpeed, certamente ficará bastante acima do SL mais caro.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)