Notícias Nismo de regresso à Europa com o Nissan Ariya mais potente de sempre

Elétricos

Nismo de regresso à Europa com o Nissan Ariya mais potente de sempre

A versão mais desportiva do Nissan Ariya, 100% elétrico, é assinada pela Nismo, combinando dois mundos distintos num único SUV.

Nissan Ariya Nismo - vista lateral de frente
© Nissan

Os modelos da Nissan que incluem a designação Nismo — uma combinação das palavras NISsan e MOtorsport — são um prenuncio de virtudes para quem gosta de conduzir.

Ao evocar o nome Nismo, é inevitável não nos lembrarmos de modelos como o Nissan GT-R, Nissan 370Z ou, noutro patamar de potência, o pequeno Nissan Juke. Agora é foi a vez do Nissan Ariya receber o «tratamento» desta divisão desportiva.

Foi oficialmente apresentado no Salão de Tóquio, no início deste ano e já foi avistado em testes no circuito de Nürburgring. A Nissan garante que não se trata apenas de um pack estético, mas a este nível há muitas novidades.

Face ao Nissan Ariya «normal», está presente um difusor de ar traseiro e um avental dianteiro mais dramático, com o objetivo de melhorar a força descendente deste SUV.

As jantes com 20” de diâmetro contribuem para a presença mais desportiva do Nissan Ariya Nismo. A altura ao solo também foi reduzida e o desenho da carroçaria deixa-o visualmente mais largo e mais baixo.

Um verdadeiro Nismo?

De forma a melhorar o seu desempenho dinâmico, o chassis tem uma nova afinação e estão presentes amortecedores e molas específicas para esta versão. A direção tem assistência variável e a regeneração de energia dá uma ajuda a tornar o sistema de travagem ainda mais eficiente.

Além das modificações na carroçaria e no chassis, também o habitáculo do Ariya Nismo inclui um obrigatório visual mais desportivo. Os assentos são desportivos e incluem um apoio lateral mais evidenciado, mas também há materiais específicos, com uma textura semelhante à camurça em diversos componentes.

Quando chega?

A data certa de chegada ao mercado europeu do Nissan Ariya Nismo, ainda não está totalmente definida. No entanto, este foi o modelo escolhido para o regresso da Nismo à Europa.

Nissan Ariya Nismo com Oliver Rowland
© Nissan Oliver Rowland, piloto de Fórmula E da equipa Nissan Nismo.

Para já, a marca anuncia que terá apenas uma versão disponível, equipada com dois motores elétricos (um em cada eixo) e com uma potência total combinada de 320 kW (435 cv) e 600 Nm de binário.

A bateria tem uma capacidade máxima (líquida) de 87 kWh, mas o valor de autonomia ainda não foi declarado. Quando a dados de performance, a marca anuncia que a aceleração dos 0 aos 100 km/h será cumprida em apenas cinco segundos.

Sabe esta resposta?
Qual o nome do protótipo da Alfa Romeo apresentado em 2006, mas que nunca foi produzido?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Diva. O supercarro que a Alfa Romeo ignorou durante 14 anos