Notícias O primeiro híbrido plug-in de sempre da Nissan é uma pick-up

Apresentação

O primeiro híbrido plug-in de sempre da Nissan é uma pick-up

A nova Nissan Frontier Pro PHEV, revelada no Salão de Xangai, é a estreia da marca nos híbridos plug-in e promete mais de 100 km de autonomia elétrica.

Nissan Frontier Pro PHEV - 3/4 de frente
© Nissan

A Nissan entrou oficialmente no mundo dos híbridos plug-in e fê-lo com um modelo inesperado: uma pick-up. Chama-se Frontier Pro PHEV, foi revelada no Salão de Xangai e é o primeiro híbrido plug-in de sempre da marca japonesa.

Desenvolvida na China, mas com ambições internacionais, representa um passo importante na estratégia de eletrificação da Nissan, no segmento dos veículos de trabalho.

Nissan Frontier Pro PHEV - traseira
© Nissan A capacidade de carga e de reboque não foi ainda divulgada, mas esta proposta terá como rivais potenciais a Ford Ranger PHEV ou a Toyota Hilux eletrificada.

O sistema híbrido plug-in destaca-se, desde logo, pela potência e binário: mais de 300 kW (408 cv) de potência máxima combinada e 800 Nm de binário. Números que resultam da combinação de um motor de quatro cilindros turbo a gasolina de 1,5 litros com um motor elétrico e uma bateria de 30 kWh. A autonomia máxima em modo elétrico ultrapassa os 135 km… no extinto ciclo NEDC.

Tem ainda um sistema de tração integral «inteligente» que é capaz de controlar automaticamente a distribuição de binário entre o eixo dianteiro e traseiro.

Inspiração no passado

Frontier é um nome bastante conhecido no mercado norte-americano, mas este novo modelo pouco ou nada tem a ver com o que é vendido lá — curiosamente, esta Frontier não deverá chegar aos EUA, por culpa da guerra das tarifas entre os dois países.

Nissan Frontier Pro PHEV - clássico e moderno
© Nissan Consegue ver a inspiração?

A Nissan Frontier Pro PHEV é maior em todas as direções que a Frontier norte-americana e o desenho não se equipara a nada que a marca já possa ter criado neste segmento.

Destaca-se pela frente futurista e pelo original sistema de iluminação em LED, que no topo é composto por vários segmentos horizontais a toda a largura da frente, evocando o desenho da Nissan Pick-up (geração D21) e do primeiro Terrano.

Atrás também conta com uma assinatura visual mais sofisticada em LED, que apenas é interrompida pelas letras com o nome da marca, também elas iluminadas. No tejadilho, pintado de preto, há barras longitudinais, mas também um teto de abrir panorâmico.

Nissan X-Trail - 3/4 de frente
Desde 56 250 euros

Teste Nissan X-Trail. Este híbrido é diferente dos outros num aspeto

7.5/10

Um visual sofisticado e tecnologias mais «fora da bolha» caracterizam a mais recente geração do SUV mais familiar da Nissan, o X-Trail.

André Mendes

O interior segue a mesma lógica de modernidade, com dois ecrãs, o central de 12,8”, e o destinado à instrumentação com 12,3”. Ao ter a China como um dos seus principais mercados, não foi esquecida a conectividade, apesar de ser um veículo de trabalho: relativamente às antecessoras viu a integração com a aplicação Nissan Connect ser reforçada e passou a incluir atualizações remotas (over-the-air ou OTA).

Nissan Frontier Pro PHEV - interior
© Nissan

O palco é na China, mas a ambição é global

Foi desenvolvida e revelada na China — deriva da pick-up Dongfeng Z9 —, mas o objetivo da Nissan é ir além-fronteiras com a Frontier Pro PHEV. A marca reconhece a crescente procura por soluções híbridas plug-in em mercados onde a eletrificação total ainda enfrenta obstáculos, sobretudo no universo dos veículos comerciais.

A nova Frontier Pro será produzida na China, com a Nissan a prometer mais detalhes sobre a sua chegada a mercados internacionais ao longo de 2025.

Sabe esta resposta?
Quem empresa de design italiana colaborou no desenvolvimento de uma série muito especial do Nissan GT-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ninguém quer comprar este Nissan GT-R de um milhão de euros