Notícias O departamento Fuoriserie da Maserati tem uma nova sede

Apresentação

O departamento Fuoriserie da Maserati tem uma nova sede

Acaba de ser inaugurada em Modena a Officine Fuoriserie Maserati, onde são produzidos os modelos mais exclusivos dos clientes da marca.

Officine Fuoriserie Maserati - estufa de pintura
© Maserati

Ainda que o cenário de futuro continue incerto para a Maserati, a verdade é que os responsáveis pela marca se recusam a atirar a toalha ao chão. Uma das provas disso está na inauguração das novas oficinas de personalização Fuoriserie, na histórica fábrica da marca, em Modena.

A Officine Fuoriserie Maserati é o novo espaço onde «nascem» as criações mais ousadas do Tridente, personalizadas ao gosto mais arrojado de cada um dos clientes da marca italiana.

Muitas vezes, a «simples» aquisição de um automóvel exclusivo, está longe de ser suficiente para a maioria dos consumidores do mundo dos supercarros, sendo necessário personalizar cada unidade a seu gosto. É aqui que entra o departamento Fuoriserie, criado há cerca de cinco anos.

Com esta inauguração, a Officine Fuoriserie Maserati torna-se a «casa mãe» do processo de configuração de cada um dos novos modelos personalizados da Maserati, estreado com o MC20 Cielo “Less is More…?” que podemos ver nas imagens acima.

A experiência da Officine Fuoriserie Maserati começa com a personalização de um novo modelo — estando disponível para toda a gama da marca — e prolonga-se até ao momento da entrega, também ela personalizada, na própria fábrica.

O novo espaço de 4000 m2 inclui uma área de pintura com três fases distintas: a sala de limpeza, pintura robotizada e dupla cozedura a 80 graus. A personalização final de todos os detalhes é feita manualmente. Nesta, podem ser pintados até 24 automóveis por dia, cada um com a sua cor personalizada.

O que se pode personalizar?

Bem, neste tipo de departamentos, as hipóteses são praticamente infinitas, desde a escolha de cores disponíveis para a carroçaria, às jantes, a passar pelas combinações decorativas para o interior. Neste caso, existem dois níveis de personalização: o primeiro que se divide nas coleções Corse e Futura, e o segundo: Bespoke.

Citando a marca, a Coleção Corse é dedicada aos fãs do estilo intemporal e do “gentleman driver”, inspirada no passado e na herança da competição. Cores reinterpretadas de tons históricos, decorações pintadas à mão sem decalques e detalhes cromáticos subtis destacam o design. Os interiores incluem novos couros de origem vegana e tecidos modernos que evocam a lã de padrão mais tradicional.

“A atenção ao detalhe e às necessidades de quem escolhe comprar um Maserati é o que nos distingue: com as novas Officine Fuoriserie Maserati, oferecemos uma experiência ainda mais personalizada, um novo capítulo na nossa história que celebra a nossa tradição de excelência artesanal e inovação.”

Santo Ficili, CEO da Maserati

A Coleção Futura está dirigida aos maiores entusiastas de tecnologia e de novos materiais. Uma oficina de estilo que combina materiais vindos do design de interiores, produto e desporto, com uma especial atenção à sustentabilidade e às prestações. Inclui cores industriais e acabamentos texturados ou matizados, com combinações cromáticas ousadas e inesperadas.

Já o nível Bespoke representa o auge da personalização, onde cada automóvel é moldado como um reflexo único da visão do cliente.

Sabe esta resposta?
Qual destes Maserati tem um motor da Ferrari?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari