Notícias Loucura. Peugeot imagina 504 Break para conquistar Pikes Peak

Design

Loucura. Peugeot imagina 504 Break para conquistar Pikes Peak

O Peugeot Design Lab criou três projetos «de doidos» com base na histórica 504 Break. Será que esta 504 Pikes Peak vai-se transformar em realidade?

Peugeot 504 Break - Peugeot Design Lab
© Peugeot Design Lab / Instagram

Se nos Estados Unidos existem os Grammy, em França, a cerimónia anual equivalente é o “Victoires de la Musique”. Há 25 anos, uma das atuações do grupo “113” ficou conhecida pela entrada em palco ao volante de uma Peugeot 504 Break.

Agora, um quarto de século depois, o Peugeot Design Lab decidiu relembrar esse momento com três projetos muito especiais. Em comum, têm o facto de serem inspiradas na histórica Peugeot 504 Break, que conhecemos, essencialmente, dos anos 70. Mas no caso destes projetos, as suas missões são mais radicais.

Uma destina-se a celebrar a cultura hip-hop, outra é um verdadeiro monstro para provas de drift e a terceira, mais monstro é a pensar na “corrida até às nuvens”, a famosa Pikes Peak.

Peugeot 504 pronta para Pikes Peak?

Usar um modelo do passado para criar algo completamente louco e capaz de prestações incríveis é algo que nunca nos vamos importar de ver. Desde a Subaru GL Family Huckster de Travis Pastrana, ao novo Renault 5 turbo 3E.

Nesta Peugeot 504 Break “113” Pikes Peak, de carroçaria cor de rosa, os alargamentos são gigantes, as jantes aerodinâmicas cobertas recordam as usadas nos ralis de outros tempos e a asa traseira parece pertencer a algo bem maior. Bem ao estilo de outras criações destinadas à rampa de Pikes Peak.

Na frente, o sistema de iluminação em LED mostra as garras do leão, tal como nos modelos atuais da marca e no centro da grelha frontal está também o novo logótipo da Peugeot.

Atrás, quem se lembrar da Peugeot 504 Break original, vai reconhecer o formato dos grupos óticos e o desenho das molduras das janelas.

Para aceder ao habitáculo é bastante simples, até porque as portas dianteiras foram dispensadas. O tom rosa continua a ser o principal, mas acompanhado do azul em algumas decorações, no volante Hypersquare — visto no concept Inception — e nos arneses de segurança.

O comando da caixa de velocidades é muito semelhante ao da Peugeot 504 Break dos anos 70, mas está acompanhado de um segundo comando, azul, destinado ao travão de mão hidráulico. A célula de segurança garante a proteção de quem for suficientemente louco para conduzir este «monstro».

Na galeria abaixo pode ver as outras duas 504 Break, das quais sabemos menos. A primeira preparada para o mundo do drift, enquanto a segunda é a homenagem mais direta ao hip-hop e ao grupo “113”.

Por enquanto, as três propostas não passam de projetos do Peugeot Design Lab. Ainda que estes modelos tenham sido construídos fisicamente, fica por saber se algum deles, especialmente o “Pikes Peak” e o “drift” darão origem a máquinas funcionais.