Notícias A pick-up da Toyota de 12 mil euros transforma-se num SUV de sete lugares

Apresentação

A pick-up da Toyota de 12 mil euros transforma-se num SUV de sete lugares

Esta pequena Toyota Hilux é um verdadeiro "Tetris" sobre rodas, com as suas múltiplas configurações. Uma delas, tem sete lugares a bordo.

Toyota Hilux Rangga - 3/4 de frente
© Toyota Indonesia

Destinada a alguns mercados do planeta que, infelizmente, não incluem a Europa, esta Toyota Hilux Champ ou Rangga — consoante o mercado — destaca-se pela sua versatilidade e simplicidade.

Primeiro porque inclui apenas aquilo que é estritamente necessário para ser conduzida — motor, chassis e cabina — antes de ser configurada para a função a que está destinada.

Depois porque esta mesma simplicidade é a indicada para diversos mercados, como o da Indonésia, por exemplo, onde tem um preço base de 11 160 euros (à taxa de câmbio atual).

Toyota Hilux Rangga
© Toyota Motor Corporation Toyota Hilux Champ ou Rangga, na sua versão mais básica, começa pouco acima dos 11 mil euros, na Indonésia.

De pick-up a SUV de sete lugares

Para a secção traseira, existem diversas soluções, desenvolvidas por empresas além da Toyota. Uma delas é a New Armada, que criou um segundo volume que estende o habitáculo desta Hilux Rangga e aumenta a lotação máxima para sete passageiros.

Não vai ganhar concursos de beleza, mas podemos admirar o esforço por parte da New Armada em manter um estilo coerente do seu módulo com o da restante pick-up.

Esta solução foi apresentada há uns meses no Salão Internacional do Automóvel da Indonésia, ainda como protótipo, mas agora vai ser mesmo produzida. Quase ao jeito de um conjunto de Lego, esta pick-up passa a ser um SUV de sete lugares.

Passamos a ter três filas de bancos, com a segunda fila a ter três lugares. Não existem dados referentes ao quão espaçosos são estes lugares adicionais, mas apresenta uma distância entre-eixos generosa de 2,75 m — há uma versão longa, com 3,08 m entre os eixos, mas não é a que vemos nas imagens.

E o preço?

Como seria de esperar, o preço não se vai ficar pelos 12 mil euros. A conversão da New Armada, disponível a partir de 2025, eleva o preço da Toyota Hilux Rangga até cerca de 23 700 euros, sensivelmente duas vezes mais que o preço base. O preço pode ser ainda considerado acessível?

Toyota Hilux Rangga - vista lateral
© Toyota Indonesia Toyota Hilux Rangga convertida pela New Armada.

Se o facto de ser uma conversão poder demover alguns clientes, a Toyota dá o seu carimbo de confiança, permitindo que esta conversão da Hilux Rangga seja comercializada na sua rede de concessionários local.

Múltiplas configurações

Apesar do ponto de partida ser bastante simples, a Toyota propõe motorizações a gasolina e Diesel, com caixa manual ou automática. A potência máxima varia entre os 139 cv e os 150 cv, respetivamente. No que diz respeito à escolha de cores, tudo fica mais simples: há branco e preto.

Já sobre as conversões disponíveis, há todo um mundo de possibilidades. Há versões para venda de comida, uma pequena autocaravana, os mais variados tipos de assistência e até uma ambulância.