Notícias Tang 2025 já disponível. Tudo o que mudou no maior SUV da BYD

Preços

Tang 2025 já disponível. Tudo o que mudou no maior SUV da BYD

O BYD Tang chegou há 18 meses e já recebeu uma importante atualização. Fique a saber tudo o que mudou e o preço.

BYD Tang 2025 na estrada, frente 3/4
© BYD

Só passaram 18 meses desde que o BYD Tang foi lançado em Portugal, mas acaba de receber a sua primeira grande atualização. Não é difícil de perceber o porquê desta ação precoce que, na realidade, não o é.

Apesar de só ter chegado ao nosso mercado em maio de 2023 — coincidindo com o lançamento da marca em Portugal —, a atual geração do Tang (segunda) está em comercialização desde 2018, na China. Chegou à Europa em 2021 e, por isso, esta renovação encaixa perfeitamente no ciclo tradicional de vida do produto.

Detalhe da frente do BYD Tang 2025
© Razão Automóvel O BYD Tang 2025 foi apresentado recentemente em Portugal, num evento onde a Razão Automóvel também esteve presente.

As diferenças visuais do Tang 2025 concentram-se, sobretudo, na frente, mas também vemos um novo para-choques na traseira e novas jantes de 21″, mais fechadas e aerodinâmicas.

No interior, realce para o novo ecrã central tátil de 15,6″ (antes era 12,8″) que continua a poder ter duas posições: vertical e horizontal. Há também novos materiais e revestimentos em pele Nappa, e um novo ambiente interior em preto, que se junta ao castanho já existente.

Preço: Tesla Model Y agora com sete lugares. Fique a saber o preço

Mais autonomia

No entanto, as maiores novidades do renovado Tang são aquelas que não estão à vista. A começar pelo «depósito de combustível», que cresceu significativamente. A bateria (Blade Battery com química LFP) passa a ter 108,8 kWh de capacidade — antes era 86,4 kWh. Este valor faz com que o BYD Tang seja um dos elétricos com uma das maiores baterias disponíveis no mercado.

BYD Tang na estrada, perfil
© BYD Com quase 5,0 m de comprimento e 2,0 m de largura, o Tang é o maior SUV da BYD disponível.

Previsivelmente, mais capacidade na bateria traduz-se em mais autonomia: 530 km (ciclo combinado WLTP). São mais 130 km do que antes.

O aumento da bateria é acompanhado por mais potência de carregamento: 170 kW em corrente contínua (antes era 120 kW) e 11 kW em corrente alternada.

Vemos potências mais elevadas na concorrência, mas a BYD contrapõe com a capacidade de manter a potência máxima durante o carregamento por um período prolongado e não apenas em picos momentâneos. Elevar a carga dos 10% aos 80% demora 46 minutos.

BYD Tang 2025, traseira
© BYD

De realçar ainda a função V2L (Vehicle to Load) que permite ao Tang fornecer energia a dispositivos externos, incluindo ferramentas elétricas.

Amortecimento passa a ser eletrónico

Para mover o maior SUV da BYD temos dois motores elétricos, um por eixo, garantindo tração integral. O motor dianteiro tem 180 kW (245 cv), enquanto o motor traseiro tem 200 kW (272 cv). No total garantem 380 kW (517 cv) de potência máxima combinada e 700 Nm (+20 Nm que antes). O que resulta em 4,9s nos clássicos 0-100 km/h. Isto apesar de ser um leviatã com mais de 2,5 t.

Dinamicamente, a BYD reviu o Tang 2025 para ir de encontro às preferências do consumidor europeu, com particular ênfase na precisão da direção e qualidade do amortecimento. Para isso, e mantendo o esquema de suspensão — MacPherson à frente e multilink atrás —, a BYD adicionou o controlo de amortecimento inteligente DiSus-C, capaz de variar a firmeza do amortecimento.

E mais?

O BYD Tang 2025 foi também reforçado substancialmente na oferta de equipamentos de conforto e segurança. No primeiro caso traz de série bancos de ajuste elétrico, aquecidos e ventilados; head-up display; Apple CarPlay (não tinha antes); teto de abrir; sistema audio Dynaudio com 12 altifalantes; e carregador sem fios para telemóveis (50 W).

No segundo caso, ganhou airbags laterais de cortina; ISOFIX e i-Size para o banco do passageiro dianteiro e, claro, os traseiros; sistema de monitorização dos pneus; cruise control adaptativo (ACC) e inteligente (ICC); entre outros.

Quanto custa?

O BYD Tang já está disponível em Portugal por 75 100 euros. Para empresas, é possível deduzir o IVA na totalidade, ficando assim por 61 057 euros.

É um preço muito bom para o que oferece: um SUV 100% elétrico de sete lugares de grandes dimensões, com uma muito boa relação performance/autonomia e um elevado nível de equipamento. Realce também para o facto de ser Classe 1 nas portagens, com Via Verde.

Oferece também uma garantia base de seis anos ou 150 000 km, enquanto a bateria tem uma garantia de oito anos ou 200 000 km, com um estado de saúde de 70% ou mais.