Notícias Pelo escape só sai água. Novo Hyundai INITIUM a hidrogénio revelado

Apresentação

Pelo escape só sai água. Novo Hyundai INITIUM a hidrogénio revelado

A Hyundai apresentou o concept INITIUM. Será o primeiro modelo de uma nova era da marca no desenvolvimento de hidrogénio.

Hyundai Initium, frente
© Hyundai

O Hyundai INITIUM é o mais recente protótipo a pilha de combustível a hidrogénio da marca sul-coreana, representando o compromisso da marca para com esta tecnologia. Como o próprio nome sugere — “Initium” significa “primeiro” ou “início” em latim.

Recorde-se que a Hyundai Motor foi uma das pioneiras na adoção de hidrogénio (H2) como fonte de energia, tendo em comercialização, desde 2018, o Nexo.

Hyundai INITIUM dianteira e traseira
© Hyundai O protótipo foi apresentado como SUV, como resposta à procura dos clientes por este tipo de modelos.

Um novo estilo

O protótipo estreia uma nova linguagem visual: “Art of Steel” (Arte de Aço), que a marca diz distinguir-se por ser “sólido e seguro”. E introduz ainda um novo elemento gráfico: o logótipo da HTWO (sistema de hidrogénio do construtor), nas luzes dianteiras e traseiras, em forma do símbolo matemático “+”.

Segundo a marca, a partir de agora, o símbolo “+” vai ser uma das características que diferencia os seus modelos a hidrogénio dos restantes.

No interior, embora ainda não tenham sido revelados detalhes, a Hyundai promete “um nível de espaço interior impressionante e versatilidade adequada”, pensado especialmente para famílias.

O sucessor do NEXO?

O INITIUM surge como o candidato natural à sucessão do NEXO, um carro que chegámos a testar, na altura considerado o fuel cell (pilha de combustível) mais avançado do mundo.

Só que a evolução da tecnologia não para. O INITIUM apresenta-se com um motor elétrico mais potente, com 150 kW (204 cv) e graças aos tanques de hidrogénio de grande capacidade, prevê uma autonomia superior a 650 km (ciclo WLTP). Para efeitos de comparação, o NEXO entregava 120 kW (163 cv), mas a autonomia oficial era de 666 km.

Reconhecendo um dos principais desafios dos automóveis a hidrogénio — a infraestrutura de carregamento — a Hyundai diz que incluiu no INITIUM uma ferramenta de navegação, que permite ao condutor traçar a melhor rota, tendo em conta as estações de abastecimento de hidrogénio disponíveis no trajeto.

Outra novidade, que já vimos nos elétricos a bateria da Hyundai, é a função vehicle-to-load (V2L), que permite carregar dispositivos externos.

Quando chega?

O Hyundai INITIUM antecipa o próximo modelo de produção a pilha de combustível a hidrogénio, que deverá ser revelado no primeiro semestre de 2025.

O protótipo será apresentado publicamente no Salão de Los Angeles (EUA) e no Salão Automóvel de Guangzhou (China) ainda este mês.