Notícias Jeep voltou a perder a cabeça no deserto e o resultado não desiludiu

Apresentação

Jeep voltou a perder a cabeça no deserto e o resultado não desiludiu

Todos os anos a Jeep perde a cabeça no deserto do Moab e este ano não foi exceção. São sete protótipos incríveis para sonhar (e sujar pneus).

Jeep Rewind

Todos os anos, por esta altura, há um momento muito especial que faz vibrar o coração dos fãs do verdadeiro todo o terreno: o Easter Jeep Safari.

Realizado no deserto de Moab, no Utah (EUA), este evento lendário já vai na sua 59.ª edição e tornou-se, com justiça, o palco favorito da Jeep para mostrar o que vale quando se trata de aventuras fora de estrada — e como já vem sendo tradição, também para perder a cabeça (no bom sentido).

Mais do que uma simples celebração, o Easter Jeep Safari é o momento do ano em que a Jeep pode experimentar, ousar e surpreender. E quando dizemos surpreender, não estamos a exagerar.

Jeep Easter Safari 2025
A coleção Easter Jeep Safari 2025.

Todos os anos, a marca norte-americana aproveita este cenário épico para apresentar protótipos radicais e interpretações arrojadas dos seus modelos, com especial destaque para o icónico Wrangler. No fundo, este certame é uma espécie de laboratório de ideias sobre rodas, onde o lema parece ser: “E se…?”.

Este ano não é exceção. A Jeep e a Jeep Performance Parts (JPP) by Mopar apresentaram uma nova coleção de protótipos que, além de mostrarem do que são capazes nos trilhos extremos do Moab, reforçam o compromisso da marca com a eletrificação e com a personalização e a sustentabilidade.

Tudo isto sem abdicar do ADN que fez da Jeep um ícone e que continua a estar presente em todos os modelos da marca norte-americana, mesmo no «pequeno» Avenger, o seu primeiro 100% elétrico. Veja-o em ação:

A classe de 2025

Entre os modelos que mais se destacam está o Rewind Concept, um protótipo feito com base no Wrangler que nos recorda que os anos 80 foram incríveis. Com cores vibrantes a piscar o olho à estética neon da época, o Rewind é uma autêntica cápsula do tempo com alma off road — e muito estilo.

Para os que querem sol, aventura e liberdade, a Jeep preparou o Wrangler 4xe Sunchaser Concept — — veja este e outros na galeria mp final do artigo —, um protótipo capaz de transportar tudo o que é preciso para um dia completo de atividades ao livre, nomeadamente as pranchas de surf.

Por outro lado, o Gladiator High Top Honcho Concept marca o regresso às pick-up dos anos 70, ainda que com um toque de modernidade, misturando a atitude do Jeep Honcho original com a versatilidade do Gladiator atual.

Jeep Gladiator High Top Honcho
Jeep Gladiator High Top Honcho

As imagens já o denunciam, mas para que não restem dúvidas, importa dizer que esta é uma pick-up que não tem medo de sujar os pneus.

Mas há mais…

O J6 Honcho Concept é outro tributo ao lendário Honcho. Este vai ainda mais fundo na inspiração clássica e apresenta-se com uma carroçaria curta, cabine simples e um visual que grita “anos 70”, ainda que com componentes atuais da JPP e da Mopar. É vintage, mas com músculo moderno.

Inspirado nas origens militares da Jeep, o Convoy Concept parte de um Gladiator e bebe diretamente da herança visual e funcional dos veículos que estiveram na origem da marca. É uma homenagem robusta ao passado — daquelas que parecem prontas para resistir a tudo.

Jeep Convoy

Quanto ao Bug Out Concept, é um Wrangler híbrido plug-in com ambições que vão muito além do asfalto. Este protótipo aposta numa estrutura ultraleve com cobertura em fibra de carbono, pensada para a prática do overland. Minimalista no peso, mas com nota máxima no espírito de aventura.

A NÃO PERDER: O Avenger está mais Jeep que nunca mas tem uma limitação

O sétimo e último protótipo da classe de 2025 do Easter Jeep Safari chama-se Blueprint e tal como o nome sugere, é um verdadeiro “manual ilustrado” sobre rodas. Traz quase 40 peças e acessórios oficiais instalados, para que não restem dúvidas acerca do limite (ou falta dele) de personalização que a marca oferece para os seus modelos.

E já que falamos em limites, é justo dizer que se há algo que o Easter Safari nos ensina todos os anos é que, para a Jeep, a imaginação não tem limites.

Estes sete modelos são mais do que meros protótipos: são declarações de intenções, experiências de estilo e, acima de tudo, provas de que o espírito Jeep continua mais vivo do que nunca.