Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Renault recupera nomes históricos também para os comerciais

Apresentação

Renault recupera nomes históricos também para os comerciais

A nova geração de furgões da Renault será 100% elétrica e recuperam os nomes de alguns veículos comerciais históricos da marca.

Renault Estafette
© Renault

Depois dos R5, R4 e Twingo, a Renault vai estender a recuperação de designações históricas aos seus furgões ou comerciais: os nomes Estafette e Goelette vão regressar em 2026. Além destes, há um que permanece: Trafic.

Esta nova geração de veículos comerciais será 100% elétrica ou em linguagem Renault, E-Tech. Por detrás destes modelos escondem-se as propostas já reveladas pela Flexis SAS, a joint venture firmada entre o Grupo Renault, o Volvo Group e a CMA CGM — fique a conhecer melhor a Flexis.

A Flexis SAS foi criada, precisamente, com o objetivo de lançar uma nova geração de veículos comerciais elétricos para distribuição urbana ao mesmo que oferece um conjunto de serviços digitais aos operadores de frotas.

Os furgões

Comum aos novos Estafette, Goelette e Trafic está um novo chassis modular tipo skateboard, que permite que estes modelos sejam construídos “tipo Lego”, assim como o de serem veículos definidos por software (SDV ou Software Defined Vehicle).

Ou seja, praticamente tudo nestes veículos — funcionalidades, experiência do utilizador e até rendimento — é controlado por software e não é determinado em exclusivo pelos componentes físicos (hardware).

Contudo, cada um tem a sua própria identidade e foi concebido para responder a necessidades específicas. Dos três modelos apresentados é a Estafette E-Tech a que mais se destaca pela sua silhueta única.

Renault Estafette E-Tech, frente
© Grupo Renault Renault Estafette E-Tech

Recupera o nome de um dos furgões mais emblemáticos da Renault, que se manteve em produção entre 1959 e 1980. E tal como este, o novo Estafette apresenta as características portas corrediças para aceder ao habitáculo.

Renault Estafette E-Tech, traseira
© Grupo Renault O Renault Estafette E-Tech estreia no mercado uma porta traseira tipo persiana para facilitar os carregamentos e descarregamentos. De momento não foram anunciadas características técnicas.

Com 5,27 m de comprimento, 1,92 m de largura e 2,60 m de altura, a Estafette permite andar de pé (1,9 m de altura interna) entre o habitáculo e o compartimento de carga.

Por sua vez, a Goelette E-Tech recupera o nome de um furgão e (pequeno) camião que remonta a 1956. Destaca-se do Trafic (mais abaixo) por ter uma caixa traseira que pode ter várias dimensões ou outros módulos específicos.

Por último, mas não menos importante, a Renault Trafic E-Tech antecipa a quarta geração do modelo atualmente à venda.

A Renault evidencia a sua manobrabilidade, assim como a sua altura total de 1,9 m, permitindo entrar facilmente em estacionamentos subterrâneos e garagens.

Em termos de especificações técnicas, ainda não foram divulgados pormenores sobre os três modelos elétricos, mas a Flexis anuncia uma autonomia de até 450 km (ciclo WLTP) e carregamentos ultrarrápidos — até 80% em menos de 20 minutos.

Quando chegam?

A nova gama de veículos comerciais ligeiros da Renault deverá chegar ao mercado a partir de 2026.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault 20 Turbo venceu o Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 20 Turbo. O mais improvável vencedor do Rali Dakar?