Notícias Novo Nissan Leaf foi revelado e nada vai ser como antes

Revelação

Novo Nissan Leaf foi revelado e nada vai ser como antes

A Nissan acaba de revelar a nova geração do novo Leaf e… não podia ser mais diferente: é o adeus à berlina e o olá ao crossover.

Nissan Leaf 2025, frente
@ Nissan

Introduzido em 2010, o Nissan Leaf foi o primeiro 100% elétrico de nova geração a ser produzido em massa e, antes da chegada do Tesla Model S, foi durante vários anos o elétrico mais vendido do mundo.

Esse protagonismo inicial perdeu-se ao longo do tempo, mesmo após ter recebido uma segunda geração em 2017, com a chegada incessante de novos modelos que continua aos dias de hoje.

Agora a Nissan quer recuperar o protagonismo perdido e revelou as primeiras imagens da terceira geração e uma coisa é certa: nada vai ser como antes.

Nissan Juke, Leaf e Micra
© Nissan A Nissan antecipou três modelos de uma vez: Juke (à esquerda), Leaf (ao centro) e o Micra (à direita)

Para trás fica o formato de berlina de dois volumes e cinco portas, para adotar as proporções de um crossover, com uma altura ao solo mais elevada e com uma linha de tejadilho arqueada a lembrar um coupé — parece um mini-Ariya.

Esta mudança drástica não é uma surpresa total. As suas formas começaram por ser antecipadas em 2021, com o concept Chill-Out e, no final do ano passado, «apanhámos» o novo Leaf durante os testes de desenvolvimento, que já revelavam a nova tipologia e silhueta.

O que já sabemos?

A Nissan ainda não avançou praticamente nenhumas especificações, mas sabemos que o Leaf 2025 vai assentar sobre a plataforma AmpR Medium (a nova designação da conhecida CMF-EV), a mesma que serve modelos como o maior e já conhecido Nissan Ariya, ou o «primo» Renault Scenic.

François Bailly, responsável de produtos da Nissan para a Europa, avançou, em declarações à Autocar, que o novo crossover elétrico será ligeiramente mais curto que o antecessor e, como se pode ver, terá uma maior altura ao solo.

Além disso, adota alguns elementos de estilo do «irmão» maior Ariya, sendo de realçar o foco na aerodinâmica (Cx de 0,25) que deverá refletir-se na autonomia.

De acordo com François Bailly, o crossover japonês está focado na “autonomia no mundo real”, pelo que podemos esperar autonomias superiores a 600 km. “Estamos confiantes de que temos algo único, e estamos realmente satisfeitos com este carro”, disse.

Embora ainda não se conheçam os detalhes técnicos, é possível que o Leaf 2025 recorra aos mesmos «ingredientes» dos modelos referidos acima. É de esperar, por isso, as mesmas baterias (60 kWh e 87 kWh) e até a possibilidade de acomodar dois motores elétricos (um por eixo).

O interior, por enquanto, é desconhecido, mas Bailly diz que o novo Nissan Leaf vai ter um sistema de infoentretenimento com base Google e sistemas avançados de assistência ao condutor.

Quando chega?

O novo Nissan Leaf será revelado ainda este ano, depois do novo Micra, que também será exclusivamente elétrico. Tal como já acontecia com a geração atual, a produção do Leaf 2025 será na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.