Notícias Elroq RS é o novo campeão da Skoda no sprint 0-100 km/h

Apresentação

Elroq RS é o novo campeão da Skoda no sprint 0-100 km/h

O Elroq RS é o segundo elétrico da Skoda a ostentar a sigla RS e herda quase tudo do maior Enyaq, incluindo os motores e bateria.

Skoda Elroq RS frente
© Skoda

Faz pouco tempo que a Skoda apresentou o Elroq, o SUV elétrico mais barato do Grupo Volkswagen, mas a marca não perdeu muito tempo para elevar a fasquia ao revelar o Elroq RS, a versão mais potente e desportiva.

Depois do Enyaq, este é o segundo modelo 100% elétrico da marca a ostentar a sigla RS e passa a ser o o Skoda mais rápido no sprint dos 0 aos 100 km/h: 5,4s.

Visual mais desportivo

O Elroq foi o primeiro modelo a estrear a nova linguagem visual Modern Solid da Skoda. Esta versão desportiva destaca-se por adotar a Light Band, uma barra luminosa composta por «pestanas» verticais na grelha dianteira, bem como por vários elementos em preto brilhante que conferem um estilo mais desportivo a este modelo. A somar a isto, o Elroq RS conta, de série, com jantes enormes de 21″.

Este visual desportivo estende-se ao interior que, apesar de não ter sofrido alterações tão significativas, equipa bancos desportivos e forrados em microfibra Suedia com costuras contrastantes em verde lima, e elementos a imitar fibra de carbono, que ajudam a enaltecer o caráter desportivo deste modelo.

Dois motores e 340 cv

Havia dúvidas sobre qual a motorização que o Elroq RS iria adotar: se o único motor traseiro com 240 kW (326 cv) como acontece com o Volkswagen ID.3 GTX, se os dois motores elétricos (um por eixo) com 250 kW (340 cv) que já tinha sido adotado pelo maior Skoda Enyaq RS antes do restylinga versão atualizada do SUV ainda não recebeu uma versão RS.

Skoda Elroq RS, frente
© Skoda

A marca checa decidiu adotar a opção por dois motores — mais potente e com tração integral —, e garantiu, como já referimos, que o Elroq RS se tornasse no Skoda com a aceleração mais rápida dos 0 aos 100 km/h, cumprindo-a em apenas 5,4 segundos.

Bateu o anterior Enyaq RS por uma escassa décima de segundo, mas é assim que se batem recordes… aos poucos. Por outro lado, se é fã de velocidade de ponta, os 180 km/h de velocidade máxima anunciados poderão desapontar.

A Skoda não detalhou o que fez no chassis, referindo apenas que tem um acerto desportivo e que a direção é do tipo progressiva.

Do Enyaq RS, o mais compacto Elroq RS herdou, igualmente, a bateria de 84 kWh (79 kWh úteis). O construtor checo diz ser possível percorrer mais de 550 km de autonomia (ciclo WLTP) com uma só carga, e bastam apenas 26 minutos para elevar a sua carga dos 10% para os 80% em carregamento rápido (185 kW).

Quando chega?

O Skoda Elroq RS vai ser apresentado publicamente já este mês, entre 8 e 14 de abril, durante a Semana de Design de Milão.

Os preços ainda não foram revelados, mas tendo como ponto de partida os poucos mais de 43 100 euros que custa o Elroq 85, a versão RS deverá ficar em torno dos 50 mil euros, como os «primos» ID.3 GTX e Born VZ.