Notícias Skoda Elroq. Este é o SUV elétrico mais barato do Grupo Volkswagen

Apresentação

Skoda Elroq. Este é o SUV elétrico mais barato do Grupo Volkswagen

O Elroq dá o pontapé de saída para a nova ofensiva elétrica da Skoda. Chega a Portugal no início de 2025 e vai custar cerca de 33 mil euros.

Skoda Elroq dianteira 3/4
© Skoda

O Skoda Elroq é o primeiro modelo da nova ofensiva de produtos da marca checa, que se prepara para reforçar a aposta nos SUV e acelerar a transformação rumo à mobilidade 100% elétrica.

Até 2026, a Skoda promete atualizar o Enyaq (e Enyaq Coupé) — que tem sido o quarto modelo mais vendido da marca na Europa, e lançar o Epiq, um elétrico compacto que terá um preço em torno dos 25 mil euros e que vai partilhar a plataforma com os Volkswagen ID.2 e CUPRA Raval.

Neste futuro elétrico da Skoda cabe ainda mais um modelo, um SUV topo de gama (com um comprimento próximo dos cinco metros) que já foi antecipado pelo protótipo Vision 7S. Mas antes disso, o primeiro passo desta nova era da Skoda é o Elroq, que acaba de ser revelado.

Enyaq pode sair afetado

Com 4,48 m de comprimento, o Elroq é 17 cm mais curto do que o Enyaq. Porém, uma vez que partilham a mesma plataforma, têm exatamente a mesma distância entre eixos: 2,76 m.

Por isso mesmo, apesar de mais compacto, o Elroq oferece cotas internas para os passageiros semelhante ao do seu irmão mais velho. E isso é muito interessante.

Contudo, há um capítulo onde o Elroq não será capaz de dar réplica ao Enyaq, a bagageira: se o maior SUV elétrico da Skoda oferece 585 litros, o novo Elroq fica-se pelos 470 litros, um número que pode crescer até aos 1580 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Apesar disso, o Elroq tem um fator fortíssimo do seu lado, o preço. É que se o Enyaq começa perto dos 50 mil euros, o Elroq terá um preço base em torno dos 33 mil euros. Mas já voltaremos a este tema.

Visual inédito

Ao Elroq também coube a importante missão de estrear a nova linguagem de design da Skoda, que a marca checa batizou de Modern Solid e que vai alargar, nos próximos anos, a todos os seus modelos.

Entre as principais diferenças destaca-se a substituição do logótipo dianteiro pelas letras Skoda no capô, a nova secção dianteira em preto brilhante (onde estão escondidos os sensores e as câmeras dos sistemas de ajuda à condução) e a nova assinatura luminosa, que surge segmentada em duas partes.

Na parte superior encontramos as luzes diurnas e os «piscas». Já na secção inferior temos os médios e os máximos, que podem contar com tecnologia LED Matrix.

Outra coisa que salta à vista é o esforço no que toca ao desenvolvimento aerodinâmico, com o Elroq a adotar um spoiler traseiro bastante pronunciado (ajuda a prolongar a linha do tejadilho), um difusor de ar traseiro proeminente e um fundo o mais fechado possível.

Skoda Elroq dianteira 3/4
© Skoda Skoda Elroq First Edition

O resultado deste esforço é um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,26, contra os 0,30 do Karoq, que acaba por ser o modelo mais semelhante da gama Skoda se tivermos apenas em conta as dimensões.

Interior é trunfo importante

Tal como já vimos acima, o espaço interior é um dos maiores trunfos do Elroq, quer ao nível da bagageira quer na segunda fila de bancos, que beneficia do facto do piso do habitáculo ser totalmente plano.

A NÃO PERDER: Skoda Epiq ao ataque. Um novo SUV elétrico por 25 mil euros

Já agora, é importante referir que quem viaja nos lugares traseiros está numa posição ligeiramente mais alta do que quem viaja lá à frente, o que deverá permitir uma vista mais desimpedida para a dianteira.

O SUV elétrico mais pequeno da Skoda destaca-se também pela oferta tecnológica disponível. Contamos, por exemplo, com um ecrã multimédia com 13” (com integração com ChatGPT) — disponível de série em todas as versões do modelo, bem como com um painel de instrumentos digital com 5”.

A somar a isso, dependendo da versão escolhida, esta oferta tecnológica pode ser complementada por um sistema de head-up display, com recursos de realidade aumentada.

O Elroq apresenta ainda materiais sustentáveis nas versões menos ricas em equipamento, com vidros duplos nas portas dianteiras e com botões individuais para os elevadores dos vidros elétricos dianteiros e traseiros, ao contrário do que acontece nos Volkswagen com plataforma MEB. Pode parecer um pormenor, mas é um detalhe positivo.

E claro, tal como a construtora checa já nos habituou, não nos podemos esquecer das funcionalidades Simply Clever, com destaque para os compartimentos de arrumação inteligentes que oferecem até 48 litros de espaço adicional.

Até 560 km de autonomia

O Skoda Elroq está disponível com três capacidades distintas de bateria e com quatro níveis de potência.

As capacidades da bateria variam entre os 55 kWh (brutos) da versão Elroq 50 e os 82 kWh do Elroq 85. No que toca à potência, o degrau de acesso é garantido pelo Elroq 50, com 125 kW (170 cv), e o patamar mais elevado chega com o Elroq 85, que oferece 210 kW (286 cv).

Skoda Elroq traseira 3/4
© Skoda

Mais tarde o Elroq vai receber uma versão com dois motores elétricos e tração integral, denominada 85x, que passará a ser a mais potente da gama.

Na versão 85, o Elroq destaca-se por oferecer até 560 km de autonomia (ciclo combinado WLTP), o que o coloca entre as principais referências do segmento.

No passado mês de junho estivemos em Amesterdão, nos Países Baixos, já conduzimos precisamente a versão 85 (uma unidade de pré-produção) do Elroq. Podem ler esse primeiro contacto neste relacionado:

Relacionado Skoda Elroq é o SUV elétrico mais barato do Grupo Volkswagen

Já para o Elroq 50 a Skoda anuncia uma autonomia superior a 370 quilómetros, sendo que para o Elroq 60 a fasquia sobe para lá dos 400 quilómetros.

Skoda Elroq506085
Bateria
(líquida)
55 kWh
(52 kWh)
63 kWh
(59 kWh)
82 kWh
(77 kWh)
Potência125 kW
(170 cv)
150 kW
(204 cv)
210 kW
(286 cv)
Vel. máx.160 km/h160 km/h180 km/h
TraçãoTraseiraTraseiraTraseira

E os carregamentos?

No que toca aos carregamentos, existem diferenças notórias entre as várias baterias disponíveis: as versões com bateria de 82 kWh admitem velocidades de carga em corrente contínua (DC) de até 175 kW, o que permite recarregar dos 10% aos 80% em 24 minutos; já as versões com bateria de 55 kWh e 63 kWh ficam-se pelos 145 kW e 165 kW, respetivamente.

Skoda Elroq carregar
© Skoda

Quanto aos carregamentos em corrente alternada (AC), não existem distinções: todas as versões do Elroq estão limitadas aos 11 kW.

Quando chega?

As primeiras unidades do novo Skoda Elroq só vão chegar a Portugal no primeiro trimeste de 2025, pelo que os preços para o mercado nacional ainda não estão fechados.

Contudo, sabe-se que o Elroq terá um preço de entrada em torno dos 33 mil euros, o que faz dele o SUV elétrico mais barato do Grupo Volkswagen e, naturalmente, o elétrico mais acessível da Skoda.

Tão ou mais importante do que isso, e caso este preço se confirme, o Elroq perfila-se como uma das propostas mais baratas do seu segmento, sobretudo se tivermos em conta a capacidade da bateria (e a autonomia) e o equipamento disponível.