Notícias Este Skoda custa 8800 euros mas não o pode comprar na Europa

Apresentação

Este Skoda custa 8800 euros mas não o pode comprar na Europa

O novo Kylaq passa a ser o SUV mais pequeno da Skoda e tem no preço um forte argumento, mas destina-se apenas ao mercado indiano.

Skoda Kylaq frente 3/4
© Skoda

O novo Skoda Kylaq será lançado no mercado indiano com um argumento de peso: o preço. Começa nos 8819 euros (789 000 rupias) e passa a ser uma das propostas mais acessíveis da sua classe.

Como comparação, em Portugal, o carro novo mais barato à venda é o Dacia Sandero, com um preço de entrada de 13 205 euros, praticamente 50% mais alto.

Skoda Kylaq
© Skoda O novo Kylaq já faz uso da nova linguagem de estilo da Skoda Modern Solid, com um dos destaques a estar nas óticas bipartidas LED dianteiras.

O que obtemos pelo preço?

Por esta quantia adquirimos um pequeno SUV com quatro metros de comprimento (alguns centímetros a menos que um Fabia), com um interior espaçoso (anuncia bagageira com 446 l) e mesmo no capítulo da segurança a Skoda não facilitou.

A marca oferece de série 25 equipamentos de segurança passiva e ativa e este número pode subir para 35, indo à lista de opcionais.

Também não falta conteúdo tecnológico. No interior podemos ver um ecrã central tátil de 10,1″ para o sistema de infoentretenimento e um ecrã de 8″ que serve de painel de instrumentos. E nem sequer falta Android Auto e Apple CarPlay — sem fios —, oferecendo ainda carregamento por indução para telemóveis.

Depois pode oferecer equipamentos que são mais comuns de ver em carros de segmentos altos, como a opção por bancos dianteiros ventilados (e de ajuste elétrico).

Parece ser uma opção invulgar para um modelo de entrada como o Kylaq, mas começa a fazer sentido sabendo as temperaturas extremas que acontecem na Índia. É a mesma razão por detrás do sistema de ar condicionado (automático) reforçado.

Uma motorização a gasolina

O novo Skoda Kylaq assenta sobre uma variante da plataforma MQB-A0 — a mesma que equipa o Fabia ou o Kamiq —, específica para o mercado indiano (MQB-AO-IN).

Foi anunciado apenas com uma motorização a gasolina, o conhecido tricilíndrico 1.0 TSI com 116 cv, que pode ser associado ou a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma automática. No caso do manual, acelera até aos 100 km/h em 10,5s e atinge os 188 km/h.

Skoda Kylaq perfil
© Skoda

A tração é sempre dianteira, mas para melhor lidar com a rede viária indiana, conta com uma distância ao solo de 189 mm, não faltando sequer o diferencial eletrónico XDS+.

Da Índia para a Índia

O Skoda Kylaq é o terceiro modelo da marca checa desenvolvido especificamente para o mercado indiano. Os outros dois são o Kushaq (SUV) e o Slavia (berlina), que usam a mesma base do Kylaq. Será produzido, previsivelmente, na Índia, na fábrica de Chakan.

O Kylaq aponta à categoria dos carros com até quatro metros de comprimento, a mais importante do mercado indiano, a que corresponde 50% do total de vendas do mercado.

Estes modelos destacam-se pelos preços baixos, como podemos constatar por este Kylaq, e ainda beneficiam de algumas vantagens fiscais, o que ajuda a justificar o seu sucesso.