A Stellantis acaba de apresentar a plataforma STLA Large, que estará na base dos elétricos de topo do grupo e que promete autonomias de até 800 km. Permitirá recordes de autonomia, mas também dos números de aceleração para os modelos 100% elétricos do Grupo.
Disponível nas arquiteturas elétricas de 400 V e 800 V, esta base dedicada a veículos 100% elétricos é, de acordo com a Stellantis, a “plataforma nativa BEV (elétrico a bateria) mais flexível da indústria”.
Destinada a berlinas, crossovers e SUV dos segmentos D e E, esta plataforma vai estrear-se na Dodge e na Jeep, com os lançamentos seguintes a pertencerem à Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.
Até 2026 serão lançados oito modelos com base nesta nov plataforma STLA Large da Stellantis.
Segunda plataforma a ser revelada
A STLA Large é uma de quatro plataformas globais que a Stellantis apresentou no EV Day 2021 e que protagonizam o plano estratégico Dare Forward 2030 do consórcio industrial liderado pelo português Carlos Tavares.
Depois da STLA Medium, que está na base do novo Peugeot 3008/e-3008, a STLA Large é a segunda plataforma a ser apresentada e terá versões multi-energias, que vão permitir acomodar motorizações híbridas e de combustão interna.
Muito flexível, esta plataforma foi pensada para que seja possível ajustar a distância entre eixos, o comprimento total, a largura, a altura e até a distância ao solo, para que assim, cada construtora do universo Stellantis possa adaptá-la aos seus modelos e ao seu público-alvo.
- Amplitude do comprimento total: 4764-5260 mm
- Amplitude da largura total: 1897-2030 mm
- Amplitude da distância entre eixos: 2870-3075 mm
- Amplitude da distância ao solo: 140-288 mm
- Diâmetro máximo de pneu: 32,6″ (858 mm)
Até 800 km de autonomia
Além da flexibilidade ao nível da dimensão e da configuração de motores, tração (admite tração dianteira, traseira e integral) e suspensões, a plataforma STLA Large também vai permitir o recurso a vários packs de baterias, cujas capacidades podem variar entre os 85 kWh e os 118 kWh.
Contudo, a Stellantis confirma que o objetivo para esta plataforma é “uma autonomia global de 800 km para as berlinas” e promete velocidades de carregamento de até 270 kW em corrente contínua (DC), com o sistema de 800 V.
E a potência?
A juntar a isso, a Stellantis garante que a STLA Large “tem o potencial de suportar uma potência extrema que superará qualquer um dos motores V8 Hellcat atuais” e que a “geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de proporcionar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h na ordem dos dois segundos”.
São promessas muito interessantes, sobretudo se tivermos com conta que o motor V8 Hellcat mais potente da atualidade entrega 1040 cv de potência máxima, no Dodge Challenger SRT Demon 170, ainda que para isso tenha que recorrer a combustível E85 (85% etanol e 15% gasolina).
Resta agora saber qual o elétrico que vai estrear esta nova plataforma, com a certeza de que virá da terra do «Tio Sam», seja da Dodge ou da Jeep.
Sem comentários
Os segredos da super plataforma da Stellantis que promete até 800 km de autonomia
A STLA Large, a nova plataforma da Stellantis, vai dar origem a oito novos modelos até 2026. A estreia será feita com a Dodge e com a Jeep.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.