Notícias Cybercab é o primeiro Tesla sem volante e totalmente autónomo

Apresentação

Cybercab é o primeiro Tesla sem volante e totalmente autónomo

A Tesla apresentou finalmente o Cybercab, o veículo com que pretende revolucionar o mundo do transporte autónomo de passageiros.

Tesla Cybercab - 3/4 de frente com portas abertas
© Tesla

Depois de alguns adiamentos e antevisões, Elon Musk revelou esta madrugada o tão aguardado táxi-robô que foi batizado como Tesla Cybercab. Para um evento tão dramático, o cenário não poderia ter sido melhor: o evento “We, Robot” teve lugar nos estúdios da Warner Bros., em Burbank, Califórnia.

Elon Musk chegou ao palco a bordo deste novo Cybercab, que não tem volante nem pedais, mas que conta com a missão de revolucionar o transporte urbano. Tal como a visão de Musk — para um futuro dominado por veículos autónomos —, o Cybercab foi desenvolvido com o objetivo de funcionar sem qualquer intervenção humana.

Em termos de estilo, um pouco à semelhança do que aconteceu em 2019 com a Cybertruck, o desenho deste táxi surpreendeu. As portas abrem na vertical e o interior compacto conta apenas com dois lugares e um enorme ecrã tátil na consola central, misturando o minimalismo com a inovação.

Com um preço estimado inferior a 30 000 dólares (aprox. 27 500 euros), o Tesla Cybercab promete ser mais acessível de que a maioria dos modelos elétricos em comercialização. Quanto à sua produção, Musk afirmou, cautelosamente, que pode ser “antes de 2027”.

O mote da apresentação de Elon Musk voltou a incidir no facto de que a condução autónoma total será, a curto prazo, muito mais segura do que a de qualquer condutor humano.

Neste contexto, Musk efetuou a promessa de que os modelos da Tesla, como o Model 3 ou o Model Y, possam circular sem supervisão já em 2025. Pelo menos, em estados como a Califórnia ou o Texas.

Futuro do transporte autónomo

O Tesla Cybercab não pretende ser «apenas» um táxi de condução autónoma. Segundo Musk, este veículo representa o futuro da mobilidade, em que os condutores poderão recuperar o tempo que atualmente é perdido nas deslocações diárias. Musk adianta ainda que o habitáculo poderá ser um “pequeno lounge”, onde os passageiros poderão relaxar, ver um filme ou até trabalhar durante as viagens.

Uma das grandes novidades do Tesla Cybercab é o seu carregamento, que contará com tecnologia de carregamento por indução, eliminando a necessidade da tomada mais convencional. Além disso, para quem está a pensar que dois lugares ficam muito abaixo do ideal, o Tesla Cybercab não esteve sozinho nesta apresentação… Ao seu lado veio a surpresa da noite: o Robovan.

Tesla Cybercab - com a Robovan.
© Tesla Tesla Robovan e Tesla Cybercab

Atualmente, a Tesla não é a única a explorar o mundo do transporte de passageiros em veículos de condução autónoma. Nos Estados Unidos, empresas como a Waymo ou a Cruise já contam com este tipo de solução, embora com alguns episódios mais controversos, como incidentes que levaram mesmo a suspensão destes serviços em algumas cidades.

Segundo Elon Musk, a diferença da Tesla está no vasto volume de dados recolhidos dos milhões de veículos já em circulação. Graças a isso, a Inteligência Artificial (IA) poderá ser «treinada» e “alcançar níveis de segurança impossíveis para um ser humano. Não se cansa, não envia mensagens e será 10, 20 ou 30 vezes mais segura”, afirmou Musk.