Notícias Acabou a espera. Este é o novo Tesla Model Y

Apresentação

Acabou a espera. Este é o novo Tesla Model Y

Imagem renovada, interior mais refinado e imagem mais futurista. Novo Tesla Model Y já foi revelado e traz mais autonomia.

Tesla Model Y 2025 perfil
© Tesla

Depois de muita antecipação, a Tesla mostrou finalmente o renovado Model Y, até aqui conhecido internamente pelo código Juniper.

A revelação oficial foi feita através do website da Tesla na China, sendo que o SUV elétrico já aparece no configurador de vários mercados da Ásia-Pacífico. Em breve deverá surgir nos sites europeus da marca.

As novidades são semelhantes às que a Tesla tinha dado ao Model 3 em 2024, com a imagem exterior a ganhar traços mais futuristas e com o interior a dar um salto importante no que toca à tecnologia e ao refinamento.

Mas as modificações vão muito além da estética: o novo Tesla Model Y 2025 é mais rápido, tem mais autonomia e viu o chassis ser todo revisto, para um incremento ao nível do conforto.

O que mudou?

No que toca ao estilo, é fácil perceber que este Model Y conta com uma nova assinatura luminosa dianteira inspirada no Tesla Cybercab. Já o para-choques é semelhante ao do novo Model 3, ainda que com entradas de ar laterais mais estreitas.

Contudo, ao contrário do Model 3, não conta com o logótipo da Tesla no capô, algo que até aqui só tínhamos visto na pick-up Cybertruck.

Na extremidade oposto, é a máscara escura que surge integrada nos farolins traseiros que mais dá nas vistas, com o Model Y a assumir uma assinatura luminosa muito rasgada e que atravessa toda a largura do modelo.

Quanto às jantes, tal como já acontecia, será possível escolher entre conjuntos de 19” ou 20”, ambos com desenhos novos. De perfil, esta é mesmo a maior novidade, uma vez que a altura continua a ser a mesma, bem como o ângulo do tejadilho, o formato das portas ou o desenho das cavas das rodas.

A única alteração digna de registo, além das jantes, prende-se com o comprimento, já que o Model Y cresceu 4,1 cm para passar a medir 4,79 m de comprimento. Este incremento explica-se pelos para-choques mais proeminentes.

Interior mais refinado

No interior, a Tesla optou por manter o desenho minimalista, mas introduziu várias melhorias, tal como tinha feito com o Model 3 no ano passado. Ora vejam:

O ecrã central, por exemplo, passou de 15” para 15,4”, e atrás, nas «costas» da consola central, agora temos um ecrã com 8″ para os passageiros da segunda fila. O sistema de som também é totalmente novo.

A juntar a isso, o tabliê, a consola central e os painéis das portas foram redesenhados, passando a contar com materiais mais suaves ao toque e com iluminação ambiente, tal como no Model 3. Contudo, ao contrário desse modelo, o novo Y mantém as hastes dos piscas atrás do volante (seletor da caixa passa a estar no display central).

Os bancos dianteiros também são totalmente novos e passam a ser ventilados, uma novidade que há muito os proprietários do Model Y pediam. Atrás, continuamos a contar com bancos que podem ser rebatidos de forma automática através de botões na bagageira, criando um piso totalmente plano.

Mais autonomia

Tal como no Model 3, além das melhorias estéticas, a Tesla procurou melhorar a qualidade de rolamento do Model Y, através de um trabalho de isolamento mais intensivo e de melhorias ao chassis.

No Model 3, essas modificações fizeram-se sentir de forma inequívoca, resta saber se irá acontecer o mesmo com o Model Y, que estará disponível, inicialmente, com duas versões: Tração Traseira (RWD) e Tração Integral Long Range (Long Range AWD).

A marca norte-americana não revelou a capacidade da bateria, mas no website da marca na China é possível perceber que a versão RWD declara uma autonomia de até 486 km (ou 593 km no ciclo CLTC, que é menos exigente do que o WLTP) e a Long Range AWD anuncia 590 km. Estamos a falar de um incremento de 31 km e 57 km, respetivamente, face ao modelo atual.

Sem surpresa, a Tesla também não especificou a potência de cada uma destas versões, mas estão ambas mais rápidas no sprint dos 0 aos 100 km/h: o Model Y RWD acelera até aos 100 km/h em 5,9s (menos 1s do que antes), ao passo que a versão Long Range AWD faz o mesmo exercício em apenas 4,3s (menos 0,7s do que antes).

Seja qual for a versão, a velocidade máxima está sempre limitada aos 201 km/h, o que é 16 km/h mais lento do que no modelo atual. A velocidade de carregamento em DC (corrente contínua) não sofreu alterações e continua a estar fixada nos 250 kW.

Quando chega?

Tal como referimos acima, o Model Y Juniper ainda só aparece em alguns websites da Tesla na região da Ásia/Pacífico, onde é possível ler que as primeiras entregas vão ser feitas nos meses de março e abril, dependendo do mercado.

Dentro de alguns dias é expectável que este modelo já apareça nos configuradores da marca na Europa, onde naturalmente se inclui Portugal.

Será também nessa altura que ficaremos a conhecer os preços para o novo Model Y. Em mercados como a Austrália, por exemplo, os preços subiram, ao contrário do que tinha acontecido aquando da renovação do Model 3.