Notícias Toyota GR Corolla também ganhou um par de patilhas. O que mais mudou?

Apresentação

Toyota GR Corolla também ganhou um par de patilhas. O que mais mudou?

A Toyota atualizou o GR Corolla para 2025 e deu-lhe uma nova caixa automática. A sua comercialização na Europa é que continua a parecer estar fora de questão.

Toyota GR Corolla 2025 perfil
© Toyota

Depois do Toyota GR Yaris, que já tivemos oportunidade de testar na neve, foi a vez do GR Corolla receber uma atualização, que também inclui uma nova caixa automática opcional, um novo acerto de suspensão e mais binário.

O seu talento em pista (e fora dela) tem permitido ao Toyota GR Corolla colecionar muitos elogios do outro lado do Atlântico desde que foi lançado. E apesar das expectativas que existiam, devido à proximidade mecânica com o também excecional GR Yaris, conseguiu não só estar à altura como surpreender.

Tal como na renovação do GR Yaris, os engenheiros da Toyota não se deixaram afetar pela resposta positiva do público (e da imprensa, já agora) e não pararam de encontrar formas de evoluir o seu hot hatch. O resultado é o GR Corolla 2025.

Por fora, é difícil perceber as diferenças, uma vez que a marca nipónica se limitou a redesenhar o para-choques dianteiro. As entradas de ar cresceram em tamanho (na lista de opcionais há um sub-radiador para um arrefecimento otimizado) e ganhou uma saída de ar imediatamente à frente da roda dianteira.

Descrição semelhante pode ser feita do interior, que se mantém praticamente inalterado, com exceção de novos acabamentos e das patilhas da caixa automática atrás do volante.

Sobre a nova caixa automática, que é a mesma de oito relações que já conhecemos do GR Yaris, a Toyota diz que a testou em vários circuitos, para conseguir um escalonamento o mais próximo possível do da caixa manual de seis relações.

Quanto ao motor, nada de novo. O G16E-GTS mantém a cilindrada de 1,6 l e os três cilindros, mas no GR Corolla continua a debitar 304 cv, contra os «apenas» 280 cv do atualizado GR Yaris.

Contudo, se antes desta atualização o motor tricilíndrico do Toyota GR Corolla debitava 370 Nm de binário máximo, agora foi puxado até aos 400 Nm, para uma resposta ainda mais contundente à saída das curvas.

Por falar em curvas, os engenheiros da Gazoo Racing também trabalharam a suspensão deste modelo, que recebeu novas molas, barras estabilizadoras e coilovers atrás. A juntar a isso, passa a contar de série com um diferencial autoblocante Torsen no eixo traseiro, bem como um modo Launch Control.

Toyota GR Corolla 2025 interior
© Toyota

Vem para a Europa?

Deixámos as más notícias para o fim. A Toyota ainda nada disse acerca da possibilidade de este modelo vir a ser vendido na Europa. Resta-nos esperar.

Nos Estados Unidos da América, as primeiras unidades vão chegar aos concessionários durante o próximo inverno.