Notícias GR H2 Racing. Toyota quer ganhar em Le Mans com carro a hidrogénio em 2026

Apresentação

GR H2 Racing. Toyota quer ganhar em Le Mans com carro a hidrogénio em 2026

A Toyota acaba de apresentar o GR H2 Racing Concept, um protótipo que antecipa o futuro hipercarro para Le Mans movido a hidrogénio.

Toyota GR H2 Racing Concept
© Toyota

A Toyota Gazoo Racing apresentou no Circuit de la Sarthe, antes do início da centésima edição das 24 Horas de Le Mans, o GR H2 Racing Concept, um protótipo que antecipa o futuro hipercarro movido a hidrogénio com que vai correr daqui a três anos em Le Mans.

Apresentado pelo presidente da Toyota, Akio Toyoda, este protótipo surge na sequência da decisão do Automobile Club de l’Ouest (ACO) de permitir que hipercarros movidos a hidrogénio passem a correr nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2026.

E estes podem ser elétricos fuel cell (célula de combustível) ou a combustão, usando hidrogénio como combustível ao invés de gasolina.

A NÃO PERDER: GR Corolla H2 Concept testa hidrogénio líquido em competição

Acerca disto, o ACO vai mais longe e acredita mesmo que a partir do final da década todos os carros a correr em Le Mans vão ser alimentados por hidrogénio.

Ainda a combustão

Os detalhes acerca do Toyota GR H2 Racing Concept ainda são escassos, mas sabe-se que conta com um motor de combustão a hidrogénio associado a um sistema híbrido.

O GR H2 destaca-se ainda por ser significativamente maior do que o GR010 Hybrid, o protótipo LMP1-H com que a Toyota vai correr na edição deste ano da mítica prova de resistência.

Toyota GR H2 Racing Concept Le Mans hidrogénio

Se o hipercarro atual da Toyota tem 4650 mm de comprimento e 1900 mm de largura, o Toyota GR H2 Racing Concept tem 5100 mm de comprimento e 2050 mm de largura.

Toyota quer continuar a ganhar

Sobre o sistema motriz em si, não são conhecidos qualquer detalhes sobre performances, mas Akio Toyoda não tem dúvidas de que o seu hipercarro para Le Mans será muito competitivo.

“Le Mans é um lugar onde podemos ultrapassar limites e prever o futuro. O meu objetivo é alcançar a neutralidade de carbono sem comprometer a velocidade ou a emoção das corridas”, afirmou Akio Toyota durante a apresentação do Toyota GR H2 Racing Concept, citado pelos britânicos da Autocar.

“Eu não ia investir nesta tecnologia se não achasse que poderíamos ganhar com ela… o hidrogénio não é apenas zero emissões, mas uma tecnologia empolgante: oferece som, binário e dinâmica”, acrescentou o presidente da Toyota.

Toyota GR H2 Racing Concept Le Mans hidrogénio
© Toyota A Toyota foi a vencedora das últimas cinco edições das 24 Horas de Le Mans e este ano é uma das candidatas mais fortes à vitória. Poderá o GR H2 manter esta corrente conquistadora?

Uma aposta que não é de agora

A aposta da Toyota no hidrogénio não é recente, ou a marca do país do sol nascente não tivesse sido pioneira a comercializar um modelo de produção com este tipo de tecnologia, o Mirai, que nós já testámos:

Mas a Toyota não se ficou pelos elétricos com célula de combustível a hidrogénio.

Desde 2021 que a Toyota tem competido na Super Taikyu Series no Japão, com um Toyota Corolla com um motor de combustão alimentado a hidrogénio. E este ano correu com este mesmo carro nas 24 Horas de Fuji, também por terras nipónicas.