Notícias Toyota GR Supra despede-se em grande com edição limitada e 435 cv

Apresentação

Toyota GR Supra despede-se em grande com edição limitada e 435 cv

O derradeiro Toyota GR Supra será o A90 Final Edition e vai marcar também o final de produção do desportivo no próximo ano.

Toyota GR Supra A90 Final Edition, traseira 3/4
© Toyota

O Toyota GR Supra A90 deverá ficar para a história como o mais controverso dos Supra, muito por culpa da origem BMW da plataforma e mecânica.

Dito isto, temos de admitir que nesta parceria tem sido a Toyota Gazoo Racing a explorar verdadeiramente todo o potencial desta base. E agora, todo o trabalho efetuado culmina no derradeiro GR Supra, o A90 Final Edition.

O nome diz tudo. Trata-se de uma edição especial e limitada a 300 exemplares, só para o Japão e Europa e vai muito mais além de uma cor ou equipamentos exclusivos. O A90 Final Edition é um projeto compreensivo que envolveu todas as áreas do desportivo: da aerodinâmica ao motor, passando pelo chassis.

Mais 95 cv

Comecemos pelo número mais sumarento: 435 cv de potência máxima. É um salto considerável face aos 340 cv do GR Supra equipado com o motor de seis cilindros em linha (B58) que conhecemos. Também o binário sobe de forma significativa: de 500 Nm para os 570 Nm.

Para conseguir este salto de 95 cv e 70 Nm, os engenheiros da Toyota Gazoo Racing reviram a admissão e o percurso do ar do B58, adaptaram o catalisador de baixa contrapressão e otimizaram os controladores do motor. O silenciador é em titânio e vem da Akrapovič.

Gráfico com curvas de potência e binário
© Toyota Para que não haja dúvidas dos ganhos.

Os números mais «gordos» do motor e as maiores velocidades de passagem em curva que o GR Supra A90 Final Edition promete, fez com que fosse adicionada uma placa defletora no cárter para prevenir uma distribuição irregular de óleo quando as forças g são mais elevadas.

A refrigeração do motor foi reforçada com uma nova ventoinha, um novo subradiador e o redimensionamento das aletas de refrigeração da cobertura do diferencial.

Secção da frente do Toyota GR Supra A90 Final Edition
© Toyota No capô, temos uma saída em fibra de carbono que pode ser removida para garantir uma refrigeração superior.

O foco deste Supra parece ser a performance, mas a Gazoo prescindiu da caixa automática, que é mais rápida. O A90 Final Edition vem em exclusivo com a mais lenta, mas mais interativa caixa manual de seis velocidades — este Supra parece preencher todas as caixinhas favoritas dos petrolhead…

Não sabemos o quão é mais rápido a acelerar em comparação com o GR Supra «normal». A Toyota Gazoo Racing só divulgou a velocidade máxima, que passou de 250 km/h para os 270 km/h.

Mais controlo

Potência não é nada sem controlo, já dizia o anúncio. Por isso, para fazer face ao acréscimo de potência, os engenheiros da Toyota Gazoo Racing efetuaram uma série de melhoramentos e modificações na aerodinâmica e chassis do GR Supra A90 Final Edition. Tudo para garantir mais aderência e precisão.

As modificações aerodinâmicas são fáceis de detetar. É impossível não reparar na nova asa traseira em fibra de carbono, com “pescoço de ganso”. Além disso há um novo spoiler dianteiro, também em fibra de carbono, e ainda na frente podemos ver canards e uma aba central.

Há uma nova suspensão ajustável em compressão (12 níveis) e expansão (16 níveis) da KW, a mesma que fornece os Toyota GR Supra GT4 de competição. O camber das rodas dianteiras e traseiras foi também alterado, assim como o funcionamento do diferencial traseiro ativo. Tudo para reduzir a subviragem (escorregar de frente).

A direção é também mais direta, específica do A90 Final Edition. A Toyota Gazoo Racing refere ainda vários reforços estruturais, que incluem um elemento transversal em cruz na bagageira, os mesmos apoios do GR Supra GT4 para a subestrutura traseira e barras estabilizadoras mais espessas.

reforço estrutural traseiro
© Toyota Parece sério.

As ligações ao solo são providenciados por pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, que são 10 mm mais largos (265 mm à frente e 285 mm atrás) do que no GR Supra de 340 cv. Estes envolvem novas jantes — mais leves e gravadas com o logótipo TGR — de 19″ à frente e 20″ atrás.

Por fim, mas definitivamente não menos importante, também a travagem foi revista, com discos perfurados flutuantes dianteiros e traseiros da Brembo e pastilhas de alta fricção. Os tubos de travão são agora em malha de aço inoxidável.

Este é um cocktail que gostaríamos definitivamente de provar…

GR Supra Lightweight Evo

O A90 Final Edition, no entanto, não é a única novidade. A Toyota Gazoo Racing revelou igualmente o GR Supra Lightweight Evo, uma designação curiosa que se traduz numa série de melhoramentos para o GR Supra já conhecido, em resposta aos testemunhos e pedidos dos clientes.

As alterações efetuadas afetam, sobretudo, o comportamento dinâmico. O camber das rodas dianteiras e traseiras foi revisto, assim como a ação do diferencial traseiro, com o objetivo de dar mais confiança ao condutor e aumentar a precisão, assim como reduzir a tendência de subviragem. Os travões da Brembo também cresceram em dimensão.

O amortecimento de ajuste eletrónico foi revisto e há novos casquilhos, mais rígidos, para os braços da suspensão dianteira e subestrutura traseira. A direção foi também revista.

O equilíbrio aerodinâmico e o downforce foi também otimizado: há um novo spoiler traseiro (ducktail) em fibra de carbono e novas abas nos arcos das rodas dianteiros.

Quando chegam?

O Toyota GR Supra não podia despedir-se de melhor forma. Tanto o A90 Final Edition como o Lightweight Evo vão ficar disponíveis para encomenda a partir de janeiro de 2025.

Por enquanto ainda não foram divulgados preços.