Notícias Não está a ver mal. Este GR Yaris tem o motor na bagageira e é oficial

Tokyo Auto Salon 2025

Não está a ver mal. Este GR Yaris tem o motor na bagageira e é oficial

Não espere um modelo de produção, mas este protótipo de testes com base no GR Yaris promete ter uma grande influência no futuro da Toyota Gazoo Racing.

Toyota GR Yaris M concept, traseira com bagageira aberta
© Toyota

Estamos tão surpresos como toda a gente quando vimos surgir no Tokyo Auto Salon — abriu portas ontem, dia 10 de janeiro — este Toyota GR Yaris com motor em posição central traseira.

De onde é que apareceu isto? Não estava previsto no alinhamento da Toyota Gazoo Racing. Simplesmente apareceu.

Oficialmente, não era para ser mostrado, mas Akio Toyoda, o presidente não executivo da Toyota, insistiu revelar este protótipo publicamente. E ainda bem que o fez.

Toyota GR Yaris M Concept, frente 3/4
© Toyota

Se o GR Yaris já é uma espécie de especial de homologação para o WRC, este protótipo com motor central traseiro, transporta-nos imediatamente para a era dos «monstros» de Grupo B como os Lancia Delta S4, Peugeot 205 T16 ou Ford RS200.

As más notícias é que o GR Yaris M Concept — a sua designação oficial —, não antevê nenhum modelo de produção. As boas notícias é que esta «mula de testes» dá indicações claras do que esperar para alguns dos desportivos que a Toyota pretende lançar nos próximos anos.

Não é um três cilindros

O GR Yaris com motor central traseiro prescinde do três cilindros (G16E-GTS) dianteiro que conhecemos e passa a equipar um maior quatro cilindros em linha com 2,0 l de capacidade. Decorem o seu nome: G20E. Vamos ouvir falar deste motor muitas mais vezes nos próximos anos.

Este motor faz parte da nova geração de motores a gasolina que a Toyota está a desenvolver. Têm 1,5 l e 2,0 l, são ambos blocos de quatro cilindros, contam com um turbo e assistência elétrica. Já tivemos oportunidade de ouvir o G20E num protótipo de testes, com base no Lexus IS:

Neste GR Yaris com motor central traseiro ainda não temos números definitivos, mas em informações avançadas anteriormente, anunciaram-se potências de até 400 cv para os modelos de estrada e 600 cv para os de competição. Dá para ter uma ideia do que este GR Yaris carrega lá atrás…

Testar até partir

A missão do Toyota GR Yaris M Concept é levar o novo motor ao limite. Nas palavras da Gazoo Racing: “a equipa ambiciona implementar uma abordagem de fabrico de automóveis centrada no “condutor em primeiro lugar”, na qual os carros são repetidamente levados ao limite até falharem e depois reparados nas condições extremas das corridas”.

Motor 2.0 Turbo Toyota
© Toyota Agora sabemos como se chama: G20E.

É por isso que vamos ver este GR Yaris com motor central traseiro competir no campeonato Super Taikyu, no Japão.

Não é uma estreia na Toyota: o gigante japonês tem usado este campeonato para desenvolver várias tecnologias, como os motores de combustão a hidrogénio.

Temos motor. Mas para que carros?

A escolha do GR Yaris para servir de «mula de testes» também dá pistas sobre o tipo de máquinas em que deveremos ver este motor.

Toyota GR Yaris M Concept, compartimento motor dianteiro
© Toyota Apesar da parafernália de coisas que podemos ver na dianteira deste GR Yaris, o motor de três cilindros não é uma delas.

O facto de o G20E ter sido colocado em posição central traseira reforça os rumores de que a Toyota está a trabalhar num novo MR2. Mas tendo em conta os números deste motor, não deverá ser um MR2 compacto e modesto em potência.

O outro nome que saiu entre dentes da Gazoo Racing no Tokyo Auto Salon foi… “Celica”. Há cerca de mês e meio ficou confirmado o rumor de que a Toyota estaria a desenvolver um novo Celica.

Antes disso, no SEMA, vimos um protótipo do GR86 com a cadeia cinemática do GR Yaris e as cores da Castrol que decoravam os Celica do WRC nos anos 90. Seria uma sugestão para o que aí vem?

Juntando “2 e 2”, parece-nos que o resultado final só poderá ser um: Celica GT-Four. Mas, neste caso, somos nós a especular… ou a desejar. Quem sabe?