Notícias Este é o último Maserati com motor V8 biturbo

Fim de produção

Este é o último Maserati com motor V8 biturbo

Com o fim de produção do emblemático Quattroporte acabam também os motores V8 na Maserati fornecidos pela Ferrari.

Maserati Quattroporte Grand Finale dianteira

A Maserati não está a passar por um bom momento. No primeiro semestre deste ano apresentou prejuízos e as vendas caíram mais de metade, e até se colocou em causa a sua permanência na Stellantis. Agora, como que a «esfregar sal na ferida», a marca italiana revelou o seu último carro produzido com um motor V8.

Esta não é apenas uma despedida ao 3.8 V8 biturbo, com 580 cv e 730 Nm, fornecido pela Ferrari, mas também ao Quattroporte. A berlina de… quatro portas, é uma presença assídua na marca desde 1963, estendendo-se por seis gerações.

Quattroporte Grand Finale

O último V8 biturbo na Maserati ficará instalado num Quattroporte personalizado chamado apropriadamente de “Grand Finale”, sendo criação do programa de personalização Maserati Fuoriserie.

O exterior deste modelo é em Blu Nobile e conta com pinças de travão em alumínio escovado e ainda com vários elementos feitos em fibra de carbono.

Se o exterior impressiona, o interior não fica atrás. Bem pelo contrário. Como forma de homenagem “ao artesanato italiano”, o volante, os puxadores e a caixa de velocidades do Quattroporte Grand Finale vêm decorados com embutidos em madeira; o pilar A surge revestido a couro preto, e podemos ver o tridente da Maserati costurado nos encostos de cabeça.

O número de identificação deste exemplar único — 999999 —, vem gravado no para-brisas e no interior da porta do condutor.

Para um “apaixonado da Maserati”

Este modelo foi entregue no dia 31 de julho em Stresa, Itália, a um cliente norte-americano, segundo o comunicado da marca, “apaixonado pela Maserati”.

É que além do Quattroporte, também foi-lhe entregue na mesma ocasião um MC20 profusamente personalizado, chamado de “Iris”. Este demarca-se pela sua pintura AI Aqua Rainbow Também o interior recebe o mesmo tom, acentuando parte dos bancos, consola central e poisa-braços, entre outros detalhes

Haverá novo Quattroporte

A sexta geração do Quattroporte encerra a sua produção sem deixar um sucessor. Estava originalmente previsto chegar no próximo ano, mas a Maserati cancelou o projeto, apesar de já estar numa fase avançada de desenvolvimento.

Apesar disso, o construtor italiano confirmou estarem em desenvolvimento sucessores para o Quattroporte e Levante (que também terminou a sua produção este ano sem deixar sucessor). O primeiro a aparecer será, precisamente, um sucessor do Levante em 2027. Um novo Quattroporte só aparecerá em 2028.

Quanto ao motor V8, dificilmente o veremos regressar. Tudo aponta para que os sucessores do Quattroporte e Levante venham a ser exclusivamente elétricos.

O único motor a combustão que resta na Maserati é o ainda recente Nettuno, o V6 biturbo que equipa a restante gama da Maserati: GranTurismo, GranCabrio, Grecale e MC20. Este último será revelado numa versão mais extrema já no próximo dia 16 de agosto, no Monterey Car Week, na Califórnia.

Sabe esta resposta?
Qual destes Maserati tinha motor Ferrari?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari