Notícias Novo Volkswagen Golf GTI Clubsport. O mais potente de sempre?

Apresentação

Novo Volkswagen Golf GTI Clubsport. O mais potente de sempre?

A Volkswagen vai celebrar os 50 anos do Golf nas 24 horas de Nürburgring, com a apresentação de um novo GTI Clubsport e outras surpresas.

Volkswagen Golf GTI Clubsport - 3/4 de frente camuflado
© Volkswagen

A edição deste ano das 24 horas de Nürburgring está prestes a começar. No entanto, este ano, um dos principais destaques está na celebração dos 50 anos do Volkswagen Golf, sendo que a marca vai aproveitar o evento para apresentar a versão atualizada do seu GTI Clubsport, a 31 de maio.

Tal como manda a tradição, de cinco em cinco anos, a Volkswagen apresenta uma edição especial de aniversário do Golf GTI, por norma, com um acréscimo de potência e um visual mais personalizado. Este ano, será a versão Clubsport que estará em destaque e assumirá o papel de «aniversariante».

Apesar de ainda não terem sido revelados detalhes mecânicos, a Volkswagen já adiantou que este será o “Golf mais potente de sempre com tração dianteira” — uma vez que o “R”, ainda mais potente, inclui um sistema de tração integral.

Volkswagen Golf GTI Clubsport - 3/4 de traseira camuflado
© Volkswagen

Quanto ao GTI Clubsport, a fasquia criada pela versão atual já está nos 300 cv de potência e nos 400 Nm de binário, ficando apenas a dúvida se a marca vai manter ou aumentar estes números.

O que já sabemos é que o novo Volkswagen Golf GTI Clubsport terá direito a umas novas jantes com 19″ de diâmetro, uma secção dianteira com um visual mais desportivo e grupos óticos em LED com um novo desenho. Além disto, e pela primeira vez neste modelo, o logótipo da marca estará iluminado.

No interior, o maior destaque do GTI Clubsport será o sistema de infoentretenimento atualizado, com a presença de um novo assistente de voz IDA com acesso ao Chap GPT. O volante desportivo também terá um novo desenho e vai estar presente um modo de condução “Special”, com configurações de suspensão totalmente adaptadas para o Nürburgring Nordschleife.

Ainda mais surpresas

A apresentação do Volkswagen Golf GTI Clubsport não será a única «surpresa» a ser revelada em Nürburgring. Além da versão de estrada a Volkswagen vai também vai apresentar o Golf GTI Clubsport 24h desenvolvido para participar na lendária corrida… de 24h.

A versão de competição do GTI vai participar na classe AT3 (SP3T / classe para veículos com “combustíveis alternativos”), uma vez que o motor foi preparado para utilizar bioetanol E20 desenvolvido em parceria com a Shell. Este permite uma redução significativa nas emissões de CO2 (dióxido de carbono), comparativamente aos combustíveis E5 e E10, entre os 35% e os 40%.

O Golf GTI Clubsport 24h vai utilizar o já conhecido motor 2.0 turbo de quatro cilindros, numa versão com 348 cv (256 kW) e 450 Nm de binário, que permite uma velocidade máxima de 270 km/h. Graças ao peso mais reduzido de todo o conjunto (1170 kg), a relação peso/potência fica em 3,36 kg/cv.

Volkswagen Golf GTI Mk8 e Mk1 de competição - vista superior
© Volkswagen

Para pilotar o Volkswagen Golf GTI Clubsport 24h na prova de resistência, foi requisitada a presença de Benny Leuchter, Johan Kristoffersson, Nico Otto e Heiko Hammel.

Clássicos marcam presença

Além da participação na corrida principal, há três Volkswagen Golf GTI da primeira geração que vão participar na ADAC 24h Classic: Golf GTI 16S Oettinger de 1981, com 208 cv de potência, um Golf GTI Kamei de 1978, com 183 cv, e um Golf GTI de 1980, com uma potência de 184 cv.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”