Notícias Este é o Volkswagen ID.7 mais potente de todos

Apresentação

Este é o Volkswagen ID.7 mais potente de todos

A família GTX da Volkswagen continua a crescer com a revelação do ID.7 GTX berlina, que deverá chegar a Portugal no próximo mês de setembro.

Volkswagen ID.7 GTX, frente 3/4
© Volkswagen

Depois da carrinha Tourer chegou agora a vez da berlina Volkswagen ID.7 GTX ser revelada. E desde logo percebemos que é diferente.

Tem um novo para-choques com efeito de radiador alveolar (que também existe na traseira), há superfícies com acabamento em piano lacado e tem um novo difusor traseiro. Destaca-se ainda pelos novos logótipos iluminados no capô e na traseira, assim como pelo faróis matrix LED e óticas de condução diurna de desenho exclusivo à frente.

Opcionalmente, o ID.7 GTX dá ainda a escolher jantes de 21” e um tejadilho panorâmico que pode variar entre opaco e transparente.

Mais desportivo

No interior, o espírito mais desportivo do novo ID.7 GTX não passa despercebido. Os bancos têm apoio lateral reforçado e o volante também é específico para esta versão Tanto o volante como os assentos, vêm decorados com costuras a vermelho.

Para ter a certeza de que nada falta ao condutor, este ID.7 vem equipado de série com ar condicionado automático bizona (opcionalmente de três zonas), e um head-up display de realidade aumentada, que pode ser navegável a partir de um telemóvel através do Apple CarPlay ou Android Auto.

O novo assistente de voz IDA responde a comandos vocais em linguagem natural, permitindo o controlo de muitas funções do veículo e é capaz de responder a perguntas específicas sobre diversos assuntos a partir de bases de dados online. Mais à frente, vai estar disponível a funcionalidade ChatGPT.

Com tração integral

Uma das novidades deste GTX em relação aos outros ID.7 é a introdução da tração às quatro rodas. Isto porque passa a estar equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, seguindo exatamente o mesmo esquema do ID.7 GTX Tourer.

O motor traseiro debita 210 kW (286 cv), enquanto o motor dianteiro debita 80 kW (109 cv). Em conjunto, estes atingem uma potência máxima combinada de 250 kW (340 cv). Potência suficiente para o ID.7 GTX cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 5,4s, sendo que tem a velocidade máxima limitada a 180 km/h.

A distribuição de binário é garantida por um controlador de tração integral modificado e por intervenções do diferencial de bloqueio eletrónico (XDS+).

Mais de 600 km de autonomia

Os motores elétricos, por sua vez, são alimentados por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 86 kWh úteis (91 kWh brutos). O que se traduz numa autonomia de até 595 km (ciclo combinado WLTP) para um consumo em ciclo combinado de 18,4-16,2 KWh/100 km.

Com uma maior bateria, vem uma maior potência de carregamento da bateria, que passa para 200 kW (corrente contínua ou DC), face aos 175 kW do ID.7 Pro. Em DC, 26 minutos são suficientes para carregar a bateria dos 10% aos 80%.

Em viagens mais longas, e especialmente sob climas mais frios, a função de pré-condicionamento da temperatura da bateria pode ser muito útil, permitindo reduzir o seu tempo de carga.

Esta função pode ser ativada automaticamente desde que o sistema de navegação esteja a funcionar e a direcionar o ID.7 para o posto de carregamento mais próximo. Caso a navegação esteja inativa, o condutor pode ativar a função manualmente.

O chassis foi afinado tendo em conta as performances mais desportivas desta versão, que recebe barras estabilizadoras mais firmes. A direção desportiva progressiva faz parte do equipamento de série, enquanto o sistema de amortecimento eletrónico variável é opcional.

Para quando?

As encomendas do novo ID.7 GTX (berlina e carrinha) podem ser feitas já a partir de julho, mas as primeiras entregas apenas irão ter lugar em setembro.

Os preços deverão começar cerca de 10 mil euros acima do ID.7 Pro, o que quer dizer que são expectáveis valores de cerca de 72 mil euros para a berlina e de 73 mil euros para a carrinha (Tourer).

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Volkswagen Sharan?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Sharan RS. MPV com «genes» Porsche que não chegou a acontecer