Notícias Volvo XC90 continua vivo e o EX90 está prestes a chegar

Apresentação

Volvo XC90 continua vivo e o EX90 está prestes a chegar

Com os novos XC90 e EX90, a Volvo garante dois topos de gama SUV no mercado. Uma solução para agradar a todos.

Volvo XC90 - 3/4 de frente
© Volvo

A Volvo acaba de renovar a sua oferta topo de gama, com as duas novas propostas da família 90: o EX90 e o XC90. Um SUV 100% elétrico e um renovado híbrido plug-in, assumindo-se em conjunto como “o melhor de dois mundos”, nas palavras de Jim Rowan, o CEO da Volvo Cars.

Em termos de estratégia, Rowan revela que “a Volvo não é dogmática no que diz respeito às suas ambições para 2030.” E apesar de a marca “estar pronta para se tornar totalmente elétrica”, a hipótese de continuar a investir nos sistemas híbridos pode durar mais alguns anos, se for isso que o cliente deseja.

Por esse motivo, o Volvo XC90 ganha uma nova geração, nascida numa nova era da marca nórdica e com muitas das soluções criadas em simultâneo para o EX30 e para o EX90. Ainda assim, com um desenho que todos conseguem associar ao SUV de sete lugares que conquistou praticamente um milhão de clientes na sua segunda geração, apresentada em 2015.

O novo Volvo XC90 assume uma imagem mais contemporânea, mas com detalhes familiares. Nas óticas dianteiras, por exemplo, o «martelo de Thor» viu o seu desenho evoluído e na parte de trás, a assinatura em LED mantém-se, mas está mais estilizada.

Uma das maiores diferenças, no entanto, está na grelha frontal pois, pela primeira vez, o logótipo da marca — com traços diagonais —, passa a fazer parte de um padrão que se prolonga por toda esta área. Para finalizar, tanto o capô como os para-choques também têm um novo desenho.

Sistema híbrido plug-in sem novidades

No que diz respeito ao sistema híbrido plug-in da versão T8, a autonomia máxima em modo 100% elétrico mantém-se em torno dos 70 km. Segundo a Volvo, é um valor suficiente para a maioria das deslocações diárias.

Aliás, segundo os dados revelados pela Volvo, cerca de metade dos utilizadores dos seus modelos híbridos plug-in já os conduzem quase sempre em modo 100% elétrico. No entanto, para viagens mais longas, o motor de combustão continuará sempre disponível.

Volvo XC90 - em carregamento
© Volvo

Este, continua a ser um 2.0 turbo de quatro cilindros, destinado a alimentar as rodas dianteiras, mas também está presente um elétrico, instalado no eixo posterior. Em conjunto, conseguem oferecer uma potência máxima (combinada) de 455 cv. Como alternativa, a Volvo também propõe duas versões mild-hybrid para o XC90 (B5 e B6), ambas com motor de combustão a gasolina.

Experiência de utilização melhorada

O habitáculo do novo Volvo XC90 foi atualizado em termos de insonorização, filtrando ainda mais ruídos provenientes do exterior. Perfeito para usufruir dos préstimos do sistema de som desenvolvido pela Bowers & Wilkins.

Além disso, a interface de utilizador do sistema de infoentretenimento, com diversas aplicações Google integradas, também foi atualizado e simplificado. Na página inicial do ecrã de comando tátil, é possível aceder diretamente a várias funções, através de widgets personalizáveis.

Na parte inferior do ecrã há uma barra fixa para as funções mais utilizadas e por cima desta há uma segunda barra, que se adapta às funções que se estão a utilizar nesse momento.

A melhor parte, no entanto, é que esta atualização vai ficar disponível para os modelos da Volvo já existentes — através de uma atualização OTA (over-the-air) —, que tenham o sistema baseado em Android. Mesmo nas versões em que o tamanho do ecrã tátil é diferente.

Volvo XC90 - ecrã central
© Volvo

Ainda no habitáculo, há a registar a presença de novos materiais naturais, reciclados e de origem sustentável, mas também a otimização dos espaços de arrumação. Entre as soluções mais práticas está a nova posição do carregador por indução para o smartphone e um desenho atualizado dos suportes para copos.

EX90 é o Volvo mais avançado de sempre

Anunciado como o automóvel mais avançado que a marca já produziu, o Volvo EX90 é aquele que já tivemos oportunidade de conhecer ao vivo no final de 2022. No entanto, tal como a marca refere, a vontade de apresentar o seu novo produto fez com a apresentação se tivesse realizado mais cedo que o desejado. Apesar disso, agora é mesmo a sério e o EX90 chegará às estradas ainda este mês.

Em termos visuais, muitas das novidades estéticas são as que, entretanto, conhecemos com o mais compacto EX30, mas agora, num SUV com mais de cinco metros de comprimento e sete lugares a bordo. Na frente, o “martelo de Thor” é o que parece piscar o olho quando se ligam ou desligam as luzes principais e na secção traseira há uma solução com mais elementos na horizontal.

O desenho minimalista e tipicamente escandinavo deixou a frente mais «limpa» de grelhas e outros elementos — também como acontece no EX30. Montado no tejadilho está o elemento de segurança mais avançado, o LiDAR, capaz de detetar todos os movimentos em torno do EX90 até um máximo de 250 metros.

Quanto ao sistema elétrico, o Volvo EX90 terá dois motores, um em cada eixo, com versões que podem superar os 500 cv de potência. No que diz respeito à autonomia, está prometido um máximo de 600 km (WLTP) efetuados num percurso misto. Tudo graças à presença de uma bateria da CATL com uma capacidade (líquida) de 107 kWh.

Volvo EX90 e XC90. Quando chegam?

Conforme anunciado pela Volvo, os clientes do EX90 vão começar a receber os seus carros ainda durante o mês de setembro. Quanto ao novo XC90, as encomendas ficam disponíveis a partir de hoje.

Além destes dois novos modelos, no entanto, a Volvo ainda levantou o véu sobre a sua próxima novidade. Também pertence a esta família topo de gama, mas o seu nome é ES90. Mais novidades em breve…