Notícias BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?

Salão de Xangai 2025

BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?

As carrinhas não são populares na China, mas isso não foi impedimento para a BYD apresentar a Seal 06 DM-i Wagon.

BYD Seal 06 carrinha dianteira 3/4
© BYD

A BYD revelou no Salão de Xangai de 2025 uma estreia absoluta na sua gama: a sua primeira carrinha Seal 06 DM-i Wagon. O novo modelo é uma variação da já conhecida berlina Seal 06 DM-i, lançada em maio de 2024.

Desde então já vendeu mais de 220 mil unidades na China, tornando-se num dos automóveis da marca mais populares no país. Agora, a BYD quer repetir o sucesso com uma versão carrinha.

Design familiar, mas com mais espaço

Apesar das semelhanças visuais com o BYD Seal comercilizado na Europa — Portugal incluído —, importa sublinhar que o Seal 06 é um modelo distinto e, para já, exclusivo do mercado chinês.

A carrinha do BYD Seal 06 DM-i mede 4850 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1505 mm de altura e conta com uma distância entre eixos de 2790 mm — é apenas 20 mm mais comprida que a berlina, e é também mais larga em 15 mm e 10 mm em altura, partilhando a distância entre-eixos.

Não temos imagens do interior, mas não deverá ser diferente do interior da berlina que vemos na imagem. É de esperar, por isso, a presença de dois ecrãs, incluindo um central rotativo, com 15,6″. Também não foi anunciada a capacidade da bagageira, mas na berlina esta é de 550 l. A carrinha deverá, pelo menos, igualar este valor.

Híbrida plug-in com duas versões

Tal como a berlina, a nova Seal 06 Wagon equipa apenas motorizações híbridas plug-in — DM-i em linguagem BYD.

São duas as motorizações disponíveis e ambas recorrem à combinação de um motor a gasolina de 1,5 litros com 74 kW (100 cv) associado a um motor elétrico, que se distinguem pela potência — 120 kW (163 cv) ou 160 kW (218 cv) — e pela capacidade da bateria: 10 kWh e 15,9 kWh.

Ambas as baterias Blade da BYD recorrem à química LFP e as capacidades até são algo modestas quando as comparamos com as propostas híbridas plug-in mais recentes a chegar ao mercado europeu. As autonomias anunciadas refletem isso mesmo: 53 km e 83 km, respetivamente, no ciclo CLTC. Algo longe dos mais 100 km ou mais de modelos europeus.

Quando chega?

A carrinha do BYD Seal 06 DM-i deverá ser lançada na China até junho deste ano. Chegará à Europa? Atualmente o Seal 06 não têm presença fora da China. Mas isso pode mudar com esta carrinha.

Isto porque as carrinhas não têm grande expressão comercial na China. O mesmo não podemos dizer na Europa, especialmente na Alemanha, o maior mercado europeu e precisamente aquele em que a BYD não se tem conseguido impor.

Por esse motivo, os rumores de que o BYD Seal 06 Wagon DM-i será lançado na Europa não param de crescer.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima (kW) anunciada para o Denza N7 no Salão de Genebra 2024?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Denza N7 é um «BYD de luxo» carregado de tecnologia
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Denza N7 é um «BYD de luxo» carregado de tecnologia