Notícias Alfa Romeo MiTo Cabrio estava nos planos mas ficou pelo caminho

Arranque a Frio

Alfa Romeo MiTo Cabrio estava nos planos mas ficou pelo caminho

Estava nos planos um Alfa Romeo MiTo Cabrio, mas como aconteceu com outras variantes previstas para a gama, nunca foi dada luz verde.

modelo Alfa Romeo Mito Cabrio
© Alfa Romeo

O “não” veio diretamente de Sergio Marchionne (1952-2018), na altura o «patrão» da FCA, explica Juan Manuel Díaz, o designer argentino autor das linhas do Alfa Romeo MiTo e deste Cabrio.

Diaz elaborou nas suas redes sociais: “Sim, houve um projeto para o MiTo Cabrio, mas Marchionne não viu um mercado para este modelo. A visão de Marchionne era outra e muito mais ampla.”

Mas fazia parte dos planos originais. O MiTo, lançado em 2008, foi o primeiro segmento B da Alfa Romeo e estava planeado haver mais variantes. Desde um MiTo com cinco portas — segundo Diaz foi proposto um crossover para assumir esse papel —, ao MiTo GTA, passando por este MiTo Cabrio.

No final, ficámos apenas com o MiTo original, de três portas. Um modelo que conheceu bastante sucesso nos primeiros anos de carreira, mas acabaria por definhar por falta de investimento, até ao final da carreira (algo longa) em 2018.

Caso tivesse sido lançado, o MiTo Cabrio seria o rival natural do Mini Cabrio — ainda hoje se vende —, e de alternativas como o Citroën DS3. O pequeno descapotável italiano não foi o único a ser cancelado nesta altura. Fiquem a conhecer o Peugeot 208 Cabrio:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.