Notícias Não é montagem. Este Audi A8 Coupé é real

Arranque a Frio

Não é montagem. Este Audi A8 Coupé é real

Entre os muitos projetos que ficam na gaveta das marcas, este elegante Audi A8 Coupé é um daqueles que nos leva a perguntar o porquê de não ter avançado.

Audi A8 Coupé, frente 3/4
© Audi

O primeiro A8 (geração D2, 1994-2002) foi fundamental para consolidar a Audi como uma verdadeira concorrente da Mercedes-Benz e BMW.

Era um topo de gama sem desculpas, com argumentos mecânicos (quattro, V8 e W12) e tecnológicos (construção em alumínio) que em nada ficava a dever aos seus rivais.

Audi A8 Coupé com A8 berlina
© Audi As duas portas e a abolição do pilar B aligeiram substancialmente o visual do A8 Coupé em relação à berlina (ao fundo). A maioria dos painéis da carroçaria são novos.

A adição de um elegante coupé ao A8 seria a reafirmação da ambição da Audi neste segmento de luxo. Só que, no final, mesmo após uma recepção positiva do protótipo durante o Salão de Frankfurt de 1997, a Audi decidiu não avançar com a sua produção.

Não se sabe ao certo a razão do recuo, mas o insucesso do primeiro BMW Série 8 pode ter tido algo a ver com isso. Além disso, neste nicho pequeno, o único representante que sobrava era a instituição Classe S Coupé da inabalável Mercedes-Benz.

O que aconteceu ao protótipo do Audi A8 Coupé? Bem, ninguém sabe ao certo. Foi visto pela última vez em 2002 e julga-se estar atualmente nas «mãos» da IVM Automotive (Munique), que foi a empresa com que a Audi colaborou para o conceber.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Como se chamava o antecessor do primeiro Audi A8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi V8 falhou em quase tudo. Mercedes e BMW eram melhores?