Notícias A Audi teve o desembaciador do vidro traseiro com mais estilo de todos

Arranque a Frio

A Audi teve o desembaciador do vidro traseiro com mais estilo de todos

A Audi viu uma oportunidade que ninguém viu de transformar o prático, mas aborrecido desembaciador do vidro traseiro num elemento de estilo.

Audi Quattro, traseira
© Audi

Quando a Audi olhou para os fios condutores do desembaciador do vidro traseiro — por norma uma série de linhas horizontais — e viu uma oportunidade para as transformar num elemento distinto de estilo, deve ser um caso raro senão único.

Mas foi o que aconteceu nos anos 80, numa altura que o Audi Quattro já tinha mostrado, com muitas vitórias, que a tração às quatro rodas seria o futuro dos ralis.

O sistema “quattro” chegaria pouco tempo depois a vários modelos da marca alemã — Coupe, 100, 200, etc — e para os distinguir dos restantes, alguém — não sabemos quem — teve esta ideia original de formar o logótipo “quattro” com os fios condutores do desembaciador do vidro traseiro.

Desembaciador do vidro traseiro do Audi Quattro
© Audi Este detalhe original obrigava a Audi a ter vidros traseiros distintos para os modelos de tração dianteira e os com tração às quatro rodas.

O logótipo, composto por letras em caixa baixa e formas geométricas regulares — linhas horizontais e verticais e pequenos segmentos de circunferência —, resulta igualmente bem apenas como um contorno. Podia ser facilmente «desenhado» com os fios condutores.

O efeito final permitia saber, à distância, que aquele Audi era um quattro. Claro que só era visível por alguns minutos, até o desembaciador completar a sua função.

desembaciadot do vidro traseiro
© Mike's Virtual Garage

Mas não deixa de ser um detalhe curioso e original, um easter egg (ovo da páscoa) como agora lhe chamam.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.