Notícias Esta máquina é o pesadelo de todos os motores de combustão

Arranque a Frio

Esta máquina é o pesadelo de todos os motores de combustão

É um dos bancos de testes mais exigentes da indústria automóvel. Se o motor sobreviver a isto provavelmente não vai partir. Provavelmente.

Motor Porsche 911 em banco de testes dinâmico
© Porsche

Há três formas de testar um motor. Em estrada, num banco de testes estático ou num banco de testes dinâmico, com vários eixos para simular as acelerações a que os motores são sujeitos em condições reais.

É precisamente este terceiro exemplo que vos mostramos hoje. O vídeo mostra o motor de um Porsche 911 a ser testado no Nürburgring Nordschleife num desses bancos de teste dinâmicos.

A experiência é melhor com o volume no máximo:

As acelerações, as passagens de caixa e, sobretudo, os movimentos replicam com exactidão uma volta completa ao exigente traçado alemão.

Objetivo? Verificar em condições o mais próximas possível do real o comportamento do motor. Entrega de potência, capacidade de lubrificação do sistema, resposta, consumo e, claro, fiabilidade.

É um teste exigente que pode ser levado a cabo durante vários dias, simulando milhares de quilómetros em condições controladas. Uma verdadeira tortura mecânica que caso seja passada com sucesso significa algo muito importante: está pronto para a produção.

A não perder: Toyota anuncia super motor que promete “mudar as regras do jogo”

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.