O Bugatti Tourbillon trocou o W16 tetraturbo por um V16 atmosférico, mas mantém uma tradição que o liga aos Veyron e Chiron: a mítica speed key ou chave de velocidade.
É uma chave especial e só usando-a é que os hipercarros de Molsheim atingem as velocidades estratosféricas que anunciam, sempre (muito) acima dos 400 km/h.
Sem a speed key, a velocidade máxima é limitada a um valor inferior… mas igualmente absurdo. No caso do Tourbillon, fica limitada a 380 km/h — coisa pouca… É preciso inseri-la para atingir os anunciados 445 km/h.
Mais do que um acessório, a speed key é um ritual. Libertar todo o potencial de um Bugatti deixa de ser um impulso do momento e passa a ser um um ato premeditado do condutor.
E a Bugatti tratou-a como tal. Ao contrário do Veyron e Chiron, onde estava «escondida» entre o condutor e a soleira da porta, no Tourbillon ganha novo protagonismo.
Está agora num compartimento próprio na consola central — visível, acessível e pronta para nos lançar muito para lá dos 400 km/h.
Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.
Sem comentários
Onde está a chave do Bugatti Tourbillon para dar mais de 400 km/h?
Os Bugatti têm, por tradição, duas chaves: a normal e a "speed key" ou chave de velocidade, que anula o limitador e permite ultrapassar os 400 km/h.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.