Notícias Nem a Citroën resistiu à tentação de ter um “SUV-Coupé”

Arranque a Frio

Nem a Citroën resistiu à tentação de ter um “SUV-Coupé”

A Citroën está a poucos dias de revelar oficialmente o Basalt, o primeiro «SUV-Coupé» da marca com base no C3 e C3 Aircross, mas não chegará até nós.

Citroën Basalt perfil
© Citroën

A Citroën é historicamente conhecida por não seguir as regras do jogo, apostando em soluções inovadoras e desenhos únicos.

Mas num mundo automóvel dominado por SUV — e pseudo-SUV —, nem a Citroën resistiu a ter um «SUV-Coupé» da moda a que deu o nome de Basalt.

© Citroën

Antecipado na primavera por um protótipo virtualmente idêntico ao modelo de produção (carro amarelo), surgiram agora as primeiras imagens oficiais do modelo (carro vermelho), cuja apresentação está a poucos dias de acontecer.

Partilha tudo o que é possível com o C3 Aircross sul-americano e indiano, mas o Basalt destaca-se, claro, pela silhueta mais dinâmica, graças a uma linha de tejadilho que desce de forma pronunciada em direção à traseira. Faz lembrar o Fiat Fastback, ainda que o Basalt, à primeira vista, pareça ter proporções mais conseguidas.

A referência à América do Sul e Índia permite também concluir que não veremos o Citroën Basalt chegar à Europa. A não ser que a marca francesa decida derivar do C3 Aircross europeu uma proposta similar.

No Brasil, o Basalt será equipado com um 1.0 Turbo de 130 cv, enquanto na Índia terá um 1.2 Turbo de 110 cv e uma versão 100% elétrica. Tal como já acontece com o C3 Aircross indiano.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.