Notícias Vejam o que fizeram a um dos Citroën mais raros de sempre

Arranque a Frio

Vejam o que fizeram a um dos Citroën mais raros de sempre

Das 200 unidades previstas para o Citroën BX 4TC nem se fizeram metade, mas o destino desta unidade foi inesperado.

Citroën BX 4TC - 3/4 de traseira
© Grupo B 1:18 / Facebook

O Citroën BX 4TC Evolution foi criado pela marca francesa com o objetivo de participar no disputado Grupo B do Mundial de Ralis.

No entanto, para que isso fosse possível, era necessário colocar no mercado um especial de homologação. Ou seja, uma versão de estrada que tinha de obedecer a um mínimo de 200 unidades. Foi assim que nasceu o Citroën BX 4TC.

Destas, foram vendidas menos de metade e acredita-se que só cerca de 40 unidades ainda se mantenham com os seus proprietários. As restantes foram destruídas. É, por isso, um dos modelos mais raros da marca francesa.

Apesar de não ter atingido o estatuto lendário de outros Grupo B, o Citroën BX 4TC não deixa de ser um modelo especial, não merecendo o destino desta unidade.

Com a carroçaria — e todos os outros componentes — pintados de amarelo e verde, este BX 4TC permaneceu alguns anos no topo de um andaime, servindo como painel publicitário de uma empresa de peças usadas, próximo de Paris.

Apesar do seu estado deprimente, mantém todas as peças originais que o distinguiam, desde os alargamentos da carroçaria às jantes específicas.

Na página de Facebook onde o encontrámos, este Citroën BX 4TC foi finalmente salvo e agora irá ser restaurado.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência máxima do motor que equipava o Citroën BX 4TC Evolution?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer