Notícias Designers da Ford imaginam um novo RS200 mas falta dar o próximo passo

Arranque a Frio

Designers da Ford imaginam um novo RS200 mas falta dar o próximo passo

O Ford RS200 está a celebra o seu 40.º aniversário e os designers da Ford só encontraram uma forma de o homenagear: um RS200 para o futuro.

1986 Ford RS200 Evolution
© Bonhams

Primeiro, as más notícias. Este Ford RS2.00, um tributo ao RS200 original, existe apenas no plano virtual e foi essa existência, a pensar nos videojogos, que serviu de mote aos designers do centro de design europeu da Ford, em Colónia (Alemanha).

Dito isto, o resultado final, sem desrespeitar a herança de um dos «monstros» mais icónicos do Grupo B, impressiona pela modernidade, sem cair no retro fácil.

A ideia, diz Michaël Barthly, que definiu as linhas exteriores do RS2.00, foi a de “criar o companheiro de jogo perfeito para uma nova geração de entusiastas automóveis, ao mesmo tempo que os educamos sobre a herança incrível da Ford”.

Ao contrário do que é habitual, este projeto foi iniciado pela equipa de design, à revelia até do diretor de design da Ford Europa, Amko Leenarts.

Ford RS2.00 com cúpula aberta, vista de traseira e topo

O arranque do Ford RS2.00 foi espoletado por uma conversa com o autor Steve Saxty, que imaginou um concept inspirado no RS200, que poderia encerrar o seu livro mais recente sobre o design da Ford.

As primeiras ideias foram feitas fora-de-horas, mas o conceito foi evoluindo e sendo refinado, culminando num modelo virtual e outro, físico, à escala. Só então foi dado a conhecer à chefia que acabou por aprová-lo.

O próximo passo é tornar o RS2.00 real. Esperemos que o consigam.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.