Notícias Este pequeno Daewoo Matiz esconde um segredo bem grande

Arranque a Frio

Este pequeno Daewoo Matiz esconde um segredo bem grande

Parece um pequeno citadino do final do milénio passado, mas este Daewoo Matiz é muito mais do que isso, graças a um segredo bem guardado.

Daewoo Matiz V6 - vista lateral
© TwinEngineCorsa / YouTube

A ideia parece simples: usar o carro mais pequeno que se encontrar e equipá-lo com o maior motor possível. Neste caso, isso traduz-se num Daewoo Matiz 3.2 V6.

Debaixo do capô, este Daewoo Matiz parece ter um «pequeno» motor de três cilindros, devido à forma como o motor foi «encaixado».

No entanto, é apenas uma das duas bancadas de um motor V6 com 3,2 l de capacidade, proveniente de um Vauxhall Omega.

Daewoo Matiz V6 - motor
© TwinEngineCorsa / YouTube

Pelo exterior, as diferenças resumem-se a umas jantes de 18” da Porsche, pinças e discos de travão de maiores dimensões e uma suspensão que deixa a carroçaria mais próxima do solo.

No interior, as diferenças são ainda menos visíveis, uma vez que se resumem ao comando da caixa de velocidades.

O verdadeiro segredo é mesmo o motor que se esconde debaixo do capô. Não é um colosso de potência, com cerca de 190 cv medidos no banco de ensaio, mas deixa este Daewoo Matiz ser um dos projetos mais divertidos para quem o conduz, como podemos ver neste vídeo:

Por curiosidade, em Portugal, substituir um motor por outro não é algo tão simples que se possa fazer na garagem «lá de casa». Além do conhecimento mecânico, também incluí um processo burocrático, com diversas questões a ter em conta, tal como indicado pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi fundada a Daewoo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As marcas que já desapareceram no século XXI
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As marcas que já desapareceram no século XXI