Notícias Não precisamos de razões para ouvir um V10 naturalmente aspirado

Arranque a Frio

Não precisamos de razões para ouvir um V10 naturalmente aspirado

Esta drag race entre um Audi R8 Spyder e um Lamborghini Huracán Evo é uma espécie de despedida ao maravilhoso V10 naturalmente aspirado de ambos.

Audi R8 Spyder vs Lamborghini Huracán Evo
© carwow

Este ano marca o fim do Audi R8 e do Lamborghini Huracán, dois supercarros tecnicamente próximos e que partilham um dos grandes motores deste século: o V10 de 5,2 l naturalmente aspirado.

Não sabemos o que reserva o futuro, mas tendo em conta o que já sabemos, o R8 não terá sucessor imediato e especula-se que o próximo poderá ser 100% elétrico. No caso do Huracán, terá um sucessor ainda este ano, mas o compartimento do motor será preenchido por um V8 com assistência elétrica.

O que significa que o grito estridente do V10 naturalmente aspirado vai «desaparecer» em 2024 — este par era o último a ostentar esta configuração mecânica.

Apreciemos, então, a voz da nobre mecânica nesta drag race entre o Audi R8 Spyder e o Lamborghini Huracán Evo, efetuada por Mat Watson da Carwow:

Apesar das muitas tentativas frustradas em fazer com que o R8 Spyder fizesse um arranque decente, não faltam momentos onde a sonoridade furiosa do V10 se faz ouvir — ainda mais no mais agressivo Huracán.

Para terminarmos em grande e para a sua fruição auditiva, fique com outro par de V10 naturalmente aspirados: o Porsche Carrera GT e o Lexus LFA.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.