Notícias Para ganhar corridas com o IONIQ 5 N esqueça a “caixa de velocidades”

Arranque a Frio

Para ganhar corridas com o IONIQ 5 N esqueça a “caixa de velocidades”

Nesta drag race entre o IONIQ 5 N e o Tesla Model 3 Performance o mais curioso é ver o efeito da caixa de velocidades simulada do Hyundai na performance.

Tesla Model 3 Performance e Hyundai IONIQ 5 N
© carwow

O Hyundai IONIQ 5 N é, provavelmente, a tentativa mais séria de fazer um desportivo 100% elétrico sem entrarmos nas «loucuras» dos supercarros ou hipercarros.

O resultado final impressiona, como pudemos comprovar no circuito do Estoril. E não é apenas pela performance ou aptidões dinâmicas. A Hyundai N quis dar ao seu elétrico o mesmo nível de interação homem-máquina de um desportivo a combustão.

Por isso, além do mais habitual gerador de som, a imitar um motor de combustão, o IONIQ 5 N foi mais longe e consegue simular uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. Ou seja, consegue simular passagens de caixa e nem falta um limitador.

Tem o efeito pretendido e adiciona uma bem vinda dose de interatividade à experiência de condução. Mas, por outro lado, sacrifica o potencial de performance, seja em aceleração pura ou retomas de velocidade.

É isso que podemos ver na mais recente drag race da Carwow, em que o Hyundai IONIQ 5 N defronta o Tesla Model 3 Performance.

As interrupções na entrega de binário — simuladas ou não — custam preciosos décimos de segundo em qualquer corrida, colocando em causa o resultado final. Claro que fica mais lento:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que tipo de elétrico é o Hyundai IONIQ 5?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os automóveis elétricos não são todos iguais. Fiquem a conhecê-los