Notícias Toyota Land Cruiser perde o seu motor mais emblemático

Arranque a Frio

Toyota Land Cruiser perde o seu motor mais emblemático

Depois de quase duas décadas, a Toyota decidiu acabar com o V8 Turbo Diesel do eterno Land Cruiser 70. Mas não foi por falta de procura.

Land Cruiser 70 2023
© Toyota

Se o Toyota Land Cruiser 70 recusa-se a morrer — foi lançado originalmente em 1984 —, infelizmente, o mesmo não pode ser dito do seu emblemático 4.5 V8 Turbo Diesel (205 cv e 430 Nm).

Lançado originalmente na Austrália em 2007, o fim do 1VD-FTV (designação oficial) deve-se, essencialmente, às normas de emissões: a Austrália também as tem. A Toyota deixou de aceitar novas encomendas, faltando apenas satisfazer as que estão em falta.

Land Cruiser 70 2023 motor
© Toyota

O V8 Turbo Diesel desaparece, mas a sua caixa manual de cinco velocidades vai sobreviver (com novo escalonamento), no motor Diesel do Land Cruiser 70 que resta: o quatro cilindros de 2,8 l, que conhecemos da Hilux.

Além da Austrália, o Land Cruiser V8 Turbo Diesel estava disponível na Nova Zelândia, Paquistão, Índia, África do Sul e América Central e do Sul.

Quanto ao Land Cruiser 70 em si, ainda tem anos e anos pela frente — a última atualização que recebeu foi em 2023. Até passou a oferecer Apple CarPlay e Android Auto.

Apesar de não ser vendido na Europa — não cumpre as normas de segurança —, Portugal produz em Ovar o Land Cruiser 79 (pick-up de cabina dupla), que exporta para a África do Sul.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.