Notícias É assim que funcionam as passagens de caixa simuladas do Honda Prelude

Arranque a Frio

É assim que funcionam as passagens de caixa simuladas do Honda Prelude

O novo Honda Prelude não tem caixa de velocidades, mas tem… passagens de caixa. Veja e oiça o sistema em funcionamento.

foto-espia Honda Prelude, frente
© Razão Automóvel

O novo Honda Prelude só deverá chegar até nós em 2026, mas o construtor japonês não se tem coibido de revelar detalhes técnicos acerca do regressado coupé.

Sabemos que será híbrido, mas o funcionamento do sistema da Honda está mais próximo do de um carro elétrico: motor elétrico é o de tração (na maioria das vezes). E como em qualquer carro elétrico, não precisa de ter uma caixa de velocidades.

No entanto, como vimos no Hyundai IONIQ 5 N, a Honda decidiu dar ao Prelude passagens de caixa simuladas. A diferença é que temos no Prelude um motor de combustão — não é só sons artificiais —, que sobe e desce de rotação de acordo com a «relação engrenada».

Já explicámos como funciona este sistema S+ Shift no papel, mas agora temos uma demonstração prática do mesmo.

A imprensa japonesa já teve oportunidade de conduzir um protótipo de testes do novo Honda Prelude e, claro, as passagens simuladas são um dos destaques.

Colocámos o vídeo a começar na parte onde é acionada a funcionalidade S+ Shift. E podemos ouvir claramente o motor a subir de rotação até perto do redline e a trocar de relação, com correspondência direta no aumento da velocidade do coupé. Aprecie:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.