Notícias C-X75 era o Jaguar prometido e deixaram-no fugir

Arranque a Frio

C-X75 era o Jaguar prometido e deixaram-no fugir

Está iminente a revelação do primeiro concept da nova Jaguar e isso fez-nos revisitar o C-X75, o supercarro que a Jaguar deixou fugir.

CALLUM Jaguar C-X75, frente 3/4
© CALLUM

Há uma Jaguar feita de ambições e promessas e o C-X75 é, talvez, o maior símbolo disso. Foi revelado em 2010 como um protótipo para um supercarro elétrico com duas micro-turbinas Diesel a servirem de extensor de autonomia.

Foi aclamado por todos e em 2011 a Jaguar deu luz verde para o produzir. As micro-turbinas e dois dos quatro motores elétricos ficaram pelo caminho. No seu lugar surgia um quatro cilindros com 1,6 l e 500 cv da Williams, que em combinação com os dois motores elétricos, totalizavam 850 cv.

O projeto era audaz e inovador, à imagem da Jaguar de outros tempos, mas não aconteceu. Em 2013 foi tudo cancelado.

Dito isto, não foi o fim do C-X75. Em 2015 tornava-se estrela de cinema no filme “Spectre” da saga 007, agora com um mais comum V8 montado atrás dos passageiros.

Fizeram-se quatro carros para o filme e o que vê nas imagens é o segundo a ser homologado para estrada. Foi criado pelo atelier de Ian Callum, o mesmo designer que definiu as linhas do C-X75 original.

Está a chegar uma nova Jaguar, que quer começar do zero com novas ambições e promessas… Promete ser muito mais controversa, mas será outro “C-X75”?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes líderes de outras marcas afirmou que o Jaguar E-Type era o automóvel mais belo de todos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar E-Type “O mais belo automóvel de todos” – Enzo Ferrari