Notícias The Beast. Os segredos do carro do presidente dos EUA

Arranque a Frio

The Beast. Os segredos do carro do presidente dos EUA

Jay Leno teve acesso ao carro feito para proteger o presidente norte-americano — a alcunha "The Beast" é sugestiva.

The Beast, limusina presidencial norte-americana
© Jay Leno's Garage

Ninguém sabe ao certo como, mas a verdade é que Jay Leno conseguiu convencer os serviços secretos norte-americanos a trazerem o “The Beast” (a besta), o carro oficial do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), até à sua conhecida garagem.

Jay Leno, juntamente com dois membros dos serviços secretos, dá-nos a conhecer, na medida do possível — ficaram muitas perguntas por responder —, o automóvel mais seguro do planeta e um pouco da sua história.

Ficamos a saber, por exemplo, que o “The Beast” vai na sua terceira geração e que continua a ser concebido pela General Motors (GM), ainda que tenha muitas características peculiares.

Parece um Cadillac, mas a base é a de um camião, o que justifica o seu tamanho exacerbado. Também pesa como um, estimando-se que tenha entre sete e nove toneladas, ainda que aqui a sua blindagem (quase) à prova de tudo ajude a justificar a massa.

No entanto, isto nem é o mais singular. “The Beast” conta com medidas extremas de segurança — quase todas elas muito secretas—, como tanques de oxigénio, de forma a resistir a ataques biológicos.

Ficamos também a saber que o destino final do “The Beast” após o cumprimento da sua função é mesmo o de ser destruído, como aconteceu com outros carros presidenciais.

Descubra tudo (o que é permitido saber) sobre o “The Beast”:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Skoda Tudor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado